Maioria chega ao fim do mês sem sobras de dinheiro e mais da metade admite não aproveitar a vida pela forma com que administra seu dinheiro; 57% dizem não estar assegurando futuro financeiro.
Mais da metade dos entrevistados sabe pouco ou nada sobre a renda do próximo mês; 45% extrapolam limite do orçamento e 32% deixam de pagar alguma conta para comprar algo que desejam.
Estudo revela que 87% dos jovens de 18 a 24 anos acessam a internet todos os dias e 39% acreditam que não ter um smartphone prejudicaria lazer, estudo e trabalho.
75% comprometeriam pagamento de contas básicas se usassem seus rendimentos para zerar dÃvidas. Estudo mostra que perfil do inadimplente brasileiro é formado por mulher, de 38 anos, com ensino médio e que recebe, em média, pouco mais de R$ 2.300; 55% planejam pagar dÃvida nos próximos três meses.
Não receber item comprado, produto ou serviço diferente das especificações da venda e clonagem de cartão despontam como as fraudes mais comuns. Perda de tempo e burocracia para provar que estão com a razão são principais dificuldade, avaliam vÃtimas. PrejuÃzos gerados equivalem a R$ 1,8 bilhão.
Coworking, aluguel de brinquedos e hospedagem de animais de estimação são modalidades que mais despertam interesse dos brasileiros; 74% já experimentaram, ao menos uma vez, alguma forma de consumo colaborativo. Confiança ainda é barreira para 45%.
53% dos brasileiros com contas atrasadas têm dÃvidas que não superam R$ 1 mil. Para SPC Brasil, recursos do FGTS devem ter como destino a quitação de dÃvidas. Volume de inadimplentes cresce 1,73% em julho.
Para 41% dos consumidores juros estão mais altos e 43% usaram cartão crédito em junho. Um terço dos brasileiros está no vermelho.
Em média, consumidores pretendem gastar R$ 190 com os presentes, gerando no comércio movimento de cerca de 20 bilhões de reais; metade deles (52%) pretende comprar itens de vestuário.
Para metade dos entrevistados, desempenho da economia no perÃodo foi pior do que o esperado. Ainda assim, 60% conseguiram manter pagamento das contas em dia. Maioria acha que terá dificuldades de realizar algum projeto planejado para 2019 .
Levantamento mostra que 30% recorreram à modalidade nos 12 meses anteriores à pesquisa. Cresce para 25% o percentual de quem recorre ao crediário atraÃdo por baixa burocracia. Inadimplência entre usuários do carnê cai 13 pontos.
84% fazem o caminho inverso, buscando informações em lojas fÃsicas antes de comprar na internet. Metade das compras on-line não planejadas é motivada por ofertas e promoções.