No mesmo perÃodo, cresce de 33% para 41% o percentual de micro e pequenos empresários que vão investir nos próximos três meses. Ainda assim, minoria vai recorrer a capital de terceiros. Para 34%, contrair crédito é algo difÃcil.
Apesar do recuo de 0,83% no volume das dÃvidas, contas de água e luz continuam na dianteira dos atrasos. Brasileiros com CPF negativado devem, em média, R$ 3.277. Região Norte lidera alta de devedores, com avanço de 5,24%.
Condições de mobilidade (73%) e segurança pública (71%) também prejudicam o desempenho das empresas. Para 51%, comércio informal interfere nas vendas da empresa.
70% dos entrevistados destacam economia de gastos como principal razão para adquirir itens de segunda-mão na web; 88% acham que atitude é vantajosa financeiramente.
Cartão de crédito será principal conta em atraso paga com recursos do FGTS. No geral, 45% dos beneficiários têm interesse em resgatar recursos. Apenas 19% devem aderir ao ‘saque-aniversário’, que começa em 2020.
20% dos brasileiros utilizaram cheque especial no último ano. Maioria não fez pedido de forma espontânea e 25% usaram dinheiro para pagar contas ou lidar com imprevistos. Maioria dos empréstimos pessoais ainda é feito em bancos tradicionais e 52% consideram juros abusivos.
Maioria chega ao fim do mês sem sobras de dinheiro e mais da metade admite não aproveitar a vida pela forma com que administra seu dinheiro; 57% dizem não estar assegurando futuro financeiro.
Mais da metade dos entrevistados sabe pouco ou nada sobre a renda do próximo mês; 45% extrapolam limite do orçamento e 32% deixam de pagar alguma conta para comprar algo que desejam.
Estudo revela que 87% dos jovens de 18 a 24 anos acessam a internet todos os dias e 39% acreditam que não ter um smartphone prejudicaria lazer, estudo e trabalho.
75% comprometeriam pagamento de contas básicas se usassem seus rendimentos para zerar dÃvidas. Estudo mostra que perfil do inadimplente brasileiro é formado por mulher, de 38 anos, com ensino médio e que recebe, em média, pouco mais de R$ 2.300; 55% planejam pagar dÃvida nos próximos três meses.
Não receber item comprado, produto ou serviço diferente das especificações da venda e clonagem de cartão despontam como as fraudes mais comuns. Perda de tempo e burocracia para provar que estão com a razão são principais dificuldade, avaliam vÃtimas. PrejuÃzos gerados equivalem a R$ 1,8 bilhão.
Coworking, aluguel de brinquedos e hospedagem de animais de estimação são modalidades que mais despertam interesse dos brasileiros; 74% já experimentaram, ao menos uma vez, alguma forma de consumo colaborativo. Confiança ainda é barreira para 45%.