Para Coutinho, indústria tem folga de capacidade instalada

Previsão é de que a indústria brasileira além de ocupar a capacidade instalada ainda faça umas ampliação do seu parque de produção


11/02/2010 00h00

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ontem, quarta-feira que investimentos em gestação na economia irão expandir a capacidade instalada na indústria, cuja utilização ainda está em um nível que considera baixo.
"Nós temos folga de capacidade de oferta, temos folga para trabalhar", afirmou Coutinho a jornalistas ao deixar o Ministério da Fazenda, onde esteve reunido com o Guido Mantega e Paulo Bernardo (Planejamento).
A Confederação Nacional da Indústria informou que o uso da capacidade instalada na indústria subiu em dezembro pelo sexto mês consecutivo e alcançou 81,7 por cento, maior patamar desde outubro de 2008. O indicador permanece abaixo do pico de 83,5 por cento registrado em fevereiro de 2008.
"A resposta do investimento tem sido muito boa", afirmou Coutinho. "O crescimento da comercialização de máquinas de todo o sistema Finame no mês de janeiro totalizou quase 6 bilhões de reais, indicando que o setor privado continua confiando no crescimento da economia e tomando decisões de investimento."
O presidente do BNDES ponderou que o uso da capacidade instalada não é "um número absoluto", e que muitas indústrias têm flexibilidade para elevar sua produção com a realização de segundo e terceiro turnos.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!