BNDES pretende criar medidas para micro e pequenas empresas

Segundo a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, recentemente foi formado um grupo para buscar a simplificação de acesso ao crédito.


18/10/2016 14h46

Em conversa com empresários de todo país nesta segunda-feira (17), durante o 3º Fórum Nacional CACB Mil, no Rio de Janeiro, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, afirmou que medidas voltadas para micro, pequenas e médias empresas devem ser anunciadas em um plano para o primeiro semestre de 2017. “Sabemos que é difícil atender a todos com capital de giro e linhas de financiamento. O país tem pressa e o banco pode fazer mais rápido e melhor”, disse.

A executiva destacou que as pequenas empresas tem dificuldade de acesso ao crédito. “Nesse processo de retomada do crescimento estamos analisando uma série de medidas que beneficie o micro empreendedor”.

Segundo Maria Silvia, recentemente foi formado um grupo no BNDES para buscar a simplificação de acesso ao crédito. Entre as discussões, estão as relativas ao cartão Banco Nacional, chamado de Cartão 2.0, com uma plataforma mais aberta e segmentada.
A executiva também defendeu que pequenas e médias empresas possam ser parte da cadeia de exportação. “Só no primeiro semestre deste ano quase mil empresas pediram recuperação judicial no Brasil. As micro e pequenas são parte fundamental dessa cadeia produtiva”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, falou sobre a UNECS e destacou a importância do setor de comércio e serviços para a retomada do crescimento. “Seria ótimo se o cartão BNDES fosse estendido para o micro crédito”, sugeriu.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!