CDL Campos apoia campanha Outubro Rosa

Segundo dados o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil.


03/10/2016 13h50

Um movimento que começou nos Estados Unidos e que simboliza a luta contra o câncer de mama. O Outubro Rosa acontece atualmente em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Monumentos importantes para a história do país como Palácio do Planalto em Brasília e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebem a iluminação rosada durante o mês de outubro.

O nome, Outubro Rosa, remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e para que pudesse ser replicada em qualquer lugar.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; e esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento.

Ampliar o debate e falar sobre o tema é de extrema importância diante dos números da doença. Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 mil casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!