Autoridades se reúnem em tradicional Café Comunitário na Acic

Na manhã desta quarta-feira (14), instituições de segurança de Campos se reuniram para discutir a questão da violência na região.


14/09/2016 14h03

Previous Next

De acordo com o mapa da violência de 2016, Campos ocupa a 6ª posição no ranking entre 84 municípios em todo o estado do Rio de Janeiro. O mapa analisa ainda a evolução dos homicídios por arma de fogo, focando as cidades com mais de dez mil habitantes.

A mãe de um aluno da Escola João Barcelos falou  aos presentes que a área onde está localizada a unidade de ensino sofre com os problemas de assaltos a mão armada e tráfico de drogas. “Levo e busco meu filho todos os dias e observo jovens sendo aliciados e influenciados a consumir ou vender drogas. Isso sem falar nos estudantes que são assaltados enquanto esperam o ônibus ou até mesmo para atravessar a pista. O semáforo em frente à escola está desativado. Por falta de educação ou uma cultura arraigada, os motoristas não param para os pedestres atravessarem mesmo na faixa de pedestre. Dessa maneira, os alunos ficam expostos mais tempo à ação dos bandidos”, revelou a mãe que preferiu não revelar sua identidade.  

O comandante do 8º BPM, Marco Aurélio Pires Louzada rebateu a denúncia da mãe do aluno do Joao Barcelos e afirmou que o policiamento naquela área é intensivo, em razão da comunidade carente que fica localizada naquelas imediações. “A população não está a mercê dos bandidos. As demandas são inúmeras. Porém, a Polícia Militar está atuante. Cabe, no entanto, à sociedade reverter essa situação que estamos vivendo nas urnas. Não estou fazendo campanha para A ou B. O que quero deixar claro é que, pasmem, todo marginal que é  preso atualmente tem passagem policial. Nenhum deles é primário.Isso nos leva a crer que o problema está no Legislativo. Por isso, faço o alerta para essas eleições que se aproximam. Outro dado alarmante é o número de delinquentes com pouca idade. Temos o serviço de ronda escolar atuante. E estes policiais apresentam os dados das apreensões, normalmente, com um grande número de menores de idade envolvidos. A população não tem noção da intensidade do empenho dos PMs. Estamos correndo na frente da bandidagem, desses vagabundos, porque a expressão correta é essa”, destacou Louzada.

O coordenador da Guarda Civil Municipal, Barreto, representou o comandante da corporação. Ele também repercutiu a denúncia sobre tráfico de drogas e assaltos próximo à escola João Barcelos Martins. “Hoje, temos 32 agentes trabalhando a pé. O contingente está defasado há anos. Para o ano que vem esperamos um concurso para readequar esse quadro e atuar com mais intensidade nas ruas da cidade”, afirmou o coordenador.

Para finalizar, o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Nilton Miranda, pediu ao comandante do Batalhão da PM que não deixe de instalar o trailer da corporação na área central de Campos no mês de dezembro. “O trailer oferece uma excelente sensação de segurança àqueles que vem ao Centro fazer as compras de Natal. Peço, mesmo estando um pouco longe ainda – que o senhor garanta a presença da unidade móvel, assim como, o reforço no policiamento”.

A reunião aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). Estiveram presentes ainda representantes da prefeitura, da Polícia Civil, do 56º BI e entidades municipais. O encontro é realizado sempre nas primeiras quartas-feiras do mês e é aberto ao público.

A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança, já está marcada para o dia 5 de outubro, a partir das 9 horas, no Auditório da CDLCampos.

Fonte: Jornal Terceira Via


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!