Apresentado projeto de revitalização do Centro de Campos

Projeto foi desenhado pela empresa MT ASrquitetura, vencedora da concorrência

26/03/2010 00h00

O projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, apresentado nesta sexta-feira (26) pela Prefeita Rosinha Garotinho a representantes de instituições ligadas ao comércio, foi amplamente elogiado. Em reunião com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC),  Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) e do supervisor do Centro, a prefeita apresentou imagens do que foi planejado para espaços como Praça Duque de Caxias, Largo da Imprensa e cruzamentos.

- Vamos mudar alguns ambientes, como o entorno do Chá Chá Chá, um trecho da rua Santos Dumont e da área entre a Catedral e a Casa da Amizade - disse a prefeita, que quer trabalhar para que o Centro tenha um impulso nas atividades comerciais, turísticas e de lazer.

O projeto foi apresentado pela empresa MT Arquitetura, vencedora da concorrência. A secretaria de Obras e Urbanismo, dentro de 60 dias irá apresentar o orçamento para o projeto, para que a obra entre em licitação. O projeto inclui bicicletários, adequação das calçadas para os pedestres, arborização, construção de plataformas de travessia nos cruzamentos, o que facilitará a acessibilidade dos cadeirantes, requalificação de áreas verdes, fiação subterrânea, entre outras.

Proprietários de imóveis antigos receberão uma cartilha com sugestões do que poderão fazer para que suas fachadas sejam preservadas historicamente. “Muitas marquises e letreiros descaracterizam estes prédios”, observou o arquiteto Cláudio Valadares.

- O projeto de revitalização do Centro Histórico é apenas uma das ações que vamos fazer pelo Centro de Campos - lembrou a prefeita, que citou obras que já estão previstas e outras que estão acontecendo, como reforma da Beira-Valão, reforma e ampliação do Shopping Popular Michel Haddad, reforma do Terminal Rodoviário, reforma da avenida 28 de Março, construção da Cidade da Criança na Praça Alzira Vargas, recuperação de paralelos e asfaltos (mais de 50 ruas entrarão em licitação) e outras obras.