Petroquímica Braskem compra Sunoco por US$ 350 mi

A Braskem confirmou a compra da americana Sunoco Chemicals por meio da subsidiária Braskem America Inc.

01/02/2010 00h00

Em nota divulgada hoje, a petroquímica afirma que o contrato envolve a compra de 14.908 ações da Sunoco Inc R&M (Sunoco R&M), representativas de 100% do capital votante e total da Sunoco Chemicals, ao preço total de US$ 350 milhões. O valor será pago à vista, em prazo estimado de 60 dias. Antes da divulgação da nota da companhia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a agência de notícias Dow Jones informou que a Sunoco espera concluir a venda até o fim de março.

A Braskem afirmou que a aquisição faz parte do processo de internacionalização, "que tem o objetivo de posicioná-la entre as cinco maiores e mais competitivas empresas petroquímicas do mundo." Ainda segundo a empresa, a operação permite novas alternativas de acesso a matérias-primas e ajuda a Braskem "a estabelecer uma posição de relevância na América do Norte, tendo em vista a atratividade desse mercado e as futuras sinergias comerciais e logísticas com seus demais investimentos na América Latina, especialmente no México e na Venezuela."

A Sunoco Chemicals possui capacidade anual de 950 mil toneladas de polipropileno (PP) em três fábricas localizadas nos Estados de Pensilvânia, Virginia Ocidental e Texas. A empresa possui sede na Filadélfia (Pensilvânia) e um centro de tecnologia em Pittsburgh, no mesmo Estado, "cujo foco no desenvolvimento de novos produtos de PP será reforçado sob a gestão da Braskem", disse a nota. A divisão de químicos e aromáticos da Sunoco não faz parte da negociação com a Braskem.