Dornelles propõe aumento em dinheiro do capital da Petrobras

Quanto aos royalties senador afirma que o Rio não perderá um único centavo

26/03/2010 00h00

Defensor de uma capitalização da Petrobras mais simples e mais rápida do que a cessão onerosa prevista em projeto de lei do Executivo, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) vai apresentar voto em separado propondo o aumento de capital integralizado pela União em dinheiro - ou até em títulos da dívida mobiliária federal, " desde que negociáveis, com prazo de vencimento e rentabilidade igual a média praticada no mercado " .
A operação, segundo Dornelles, nem precisa de uma lei para ser concretizada. " Basta a edição de mero decreto presidencial autorizando o aumento de capital social da empresa (aliás, como já feito em várias ocasiões anteriores em que se aumentou o capital da empresa) " , diz o texto que está sendo preparado pelo senador. Uma lei só será necessária para a abertura de crédito adicional ou extraordinário no orçamento da União. Flando ainda sobre a polêmica questão dos royalties do petróleo o senador Francisco Dornelles disse que o projeto será mudado e que o Rio não irá perder.