Macaé vai ganhar uma UPP

Traficante Roupinol foi sepultado hoje na cidade que ainda está sob tensão


24/03/2010 00h00

O secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, vai colocar uma Unidade da Polícia Pacificadora em Macaé,. Será a primeira cidade do interior do estado a ter uma UPP. O traficante  Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, que morreu ontem no Morro de São Carlos durante troca de tiros com policiais co CORE foi sepultado agora a tarde em Macaé, no interior do estado onde nasceu e começou a sua carreira de crimes. O corpo foi velado em uma capela e a família que é de classe média, bastante conhecida na cidade, impediu o acesso de pessoas que não fossem parentes. O comércio em áreas de influencia do tráfico em Macaé que ontem fechou, voltou a abrir hoje, mas seis escolas da rede municipal localizada nos bairros Malvinas, Arueira, Nova Holanda e Barra não abriram. As poucas escolas que abriram tinham poucos alunos, porque a maioria dos pais não quer sair com seus filhos.
O comandante do 34ª BPM (Macaé) coronel Almir Ribeiro disse que a situação está sob controle na cidade, mas admitiu que recebeu reforços de policiais dos batalhões de Cabo Frio, Campos e Itaperuna. Aguardava também um pelotão da tropa de choque do Rio. São mais de 300 PMs espalhados em áreas de riscos da cidade. A PM monitorando os itinerários dos ônibus, que seriam alvos preferenciais do tráfico de drogas que era comandado remotamente por Roupinol. Homens infiltrados do serviço de inteligência da PM abortaram uma manifestação que seria feita hoje, apreendendo uma grande faixa de luto em homenagem ao traficante.
Rogério Rios Mosqueira nasceu e viveu em Macaé até a fase adulta. O apelido teve como origem um calmante vendido na época, para ilustrar a sua frieza e também a sua fúria que se alternavam caracterizando sua personalidade. Para a policia carioca Roupinol era o maior fornecedor de cocaína para os morros do Rio. Ele compraria pasta de cocaína puta no Mato Grosso, e tinha uma pequena rede de refinaria rudimentar que preparava a droga para consumo, misturando a pasta com outros produtos. Uma dessas refinarias foi desmontada em 2007 em uma operação da Polícia Federal em um sítio na cidade de Conceição de Macabu, a 70 quilômetros de Macaé.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!