Loja virtual exige planejamento e investimento

Assim como uma loja física, para obter sucesso e lucro na internet é necessário ter um bom planejamento estratégico


18/03/2010 00h00

Muitos empresários já pensaram na possibilidade de vender seus produtos e serviços pela internet, setor que ultrapassou os R$10 bilhões em 2009. O crescimento de 30% em relação a 2008 demonstra que é cada vez maior o número de pessoas que são atraídas pelas facilidades do comércio eletrônico. Mas transformar visitantes de lojas virtuais em compradores em potencial pode não ser tão simples. Assim como uma loja física, para obter sucesso e lucro na internet é necessário ter um bom planejamento estratégico e investimentos, que incluem compra de materiais, divulgação, capital de giro e aluguel do espaço. 

Diferente de um site institucional, que apenas descreve a empresa, uma loja virtual precisa oferecer todas as informações possíveis para que o cliente não sinta necessidade de sair de casa para comprar a mercadoria. Hildo Schroder, sócio gerente da Loja Mestre, especializada em orientação para lojas virtuais, ressalta que o site deve permitir o cadastro de produtos e preços pelo administrador, fazer o cálculo automático de fretes e possibilitar o pagamento da compra pelo cliente "Muitas pessoas acham que é de um dia para o outro, que basta um pouco de dinheiro, alguns produtos e já está apto para vender na internet. Mas não é assim, é um processo que exige tempo, organização, dedicação e investimento", salienta. 

Atendendo a esses requisitos, Hildo explica que o próximo passo é definir o nome e critérios como identidade visual, cores e slogan. Depois de registrar o domínio, a loja virtual estará criada e já é possível cadastrar os produtos que se deseja vender. "Você não ficará rico do dia para a noite. Planeje pelo menos seis meses de trabalho com a loja virtual para ela começar a dar lucros. Sim, uma loja pode ser um sucesso em apenas um ou dois meses. Mas isso vai depender muito, do seu produto e preço e principalmente de sua divulgação", aconselha.  

Logística

De acordo com o que for comercializado, é necessário que o empreendedor tenha alguns cuidados em relação ao transporte do produto, principalmente no que diz respeito a mercadorias frágeis. Apesar de exigir mais cuidado e embalagens especiais, alguns produtos, antes improváveis de se imaginar sendo vendidos pela internet, já podem ser comercializados por meio do comércio eletrônico. Prova disso é que hoje já é possível adquirir vinhos, flores e até peixes por meio de lojas virtuais. Além do correio, a entrega funciona com parcerias com empresas do mesmo ramo de outras cidades.  
 
O que é necessário para montar uma loja virtual? *(Box)

  1. Ter domínio sobre uso de internet e e-mails, saber criar e editar imagens de forma básica.
  2. Saber o que você quer vender.
  3. Fazer um planejamento estratégico com análise de mercado e concorrentes. Para descobrir se o que você vai vender é viável.
  4. Ter capital de giro suficiente para comprar mercadorias e fazer investimentos em divulgação da loja.
  5. Ter conhecimentos sobre comércio, atividades comerciais em geral. Um conhecimento básico sobre a área financeira é muito importante.
  6. Para determinados ramos como informática e eletrônicos é recomedável ter empresa registrada.

Dicas da Loja Mestre 
Fonte: Ana Paula Meurer


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