37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista encerra com foco em ações pontuais e um olhar reflexivo sobre o futuro com ênfase na reforma tributária

Painel apresentado pelo prefeito Wladimir Garotinho, pelo presidente da CDL Campos, Edvar Jr. e pelo coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche foi um dos principais destaques.


21/08/2023 15h28

Previous Next

A 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Rio de Janeiro foi encerrada marcando um encontro histórico para o setor. Realizado em Petrópolis, o evento reuniu, em dois dias, no Villa Itaipava Resorts Conventions, mais de 200 líderes do comércio varejista para discutir temas cruciais e estabelecer um manifesto de união em relação à reforma tributária.  A solenidade de encerramento, que ocorreu no último sábado (19) à tarde, foi assinalada por reflexões e compromissos firmados. A convenção foi promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.

 

O Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, apresentou o painel com a participação do presidente da CDL Campos, Edvar de Freitas Chagas Júnior e do coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche que destacaram a importância das parcerias firmadas na atual gestão da Prefeitura com o setor produtivo que resultaram no desenvolvimento e geração de empregos.

Wladimir mencionou várias ações que contribuem para a economia de Campos por meio de parcerias com o setor privado, inclusive com a CDL, que desenvolve o comércio, o turismo e outros setores relevantes como a Saúde e Infraestrutura, por meio de parceria com o Governo do Estado. Por sugestão da CDL, criamos o Fashion Day que em parceria também com o Sebrae, fortalece o segmento lojista nos Centros comerciais nos bairros; criamos o Passeio Ciclístico São Bento, o Festival de Petisco, a FEPE (Feira de Preços Especiais), o Festival Gastronômico e, agora, o Bora Empreender, que reúne antigos e novos empreendedores e ainda o Caminhoa de Fé´, que compreende um percurso entre as igrejas históricas que inclusive está no Roteiro Oficial do Estado.

Alguns empresários de outras cidades participantes do evento manifestaram interesse em investir em Campos, inclusive o Senador Efraim Filho que foi o palestrante seguinte brincou: “Até eu estou interessado em ter todo esse apoio para empreender”. Wladimir ponderou - “Todos os senhores serão bem-vindos, mas os benefícios são para quem investir em Campos”.

 

Ao final do painel apresentado pelo Prefeito Wladimir, pelo presidente da CDL, Edvar Chagas e pelo Coordenador do Sebrae-RJ Guilherme Reche, a Confederação Nacional das CDLs homenagearam o Prefeito por contribuir com o desenvolvimento de Campos. Também foi homenageado Edvar de Freitas Chagas Júnior pelas parcerias profícuas com o poder público e também homenageou o ex-presidente da CDL Campos, Odilon Martins e o vice-presidente da FCDL (Federação das CDLs do Estado do Rio), Marcelo Mérida. As comendas foram entregues respectivamente pelo presidente da CNDL (Confederação Nacional das CDLs, José César da Costa, e pelo presidente da FCDL-RJ, Fabiano Gonçalves.

 

Outro destaque da Convenção  foi a entrega de um manifesto, assinado por presidentes das CDLs do Estado, Confederação e Federação Estadual das entidades aos senadores Efraim Filho e Carlos Portinho. O documento expressou a preocupação do setor em relação à oneração excessiva sobre o comércio e serviços, em detrimento de outros segmentos. Os empresários reivindicaram uma reforma tributária ampla, que corrija distorções e impulsione o crescimento econômico para gerar mais empregos e renda.

O senador Efraim Filho, coordenador do grupo da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, reforçou o compromisso com o setor varejista e ressaltou a importância da discussão para um ambiente tributário mais justo e favorável ao crescimento.

 

A programação do evento abrangeu uma série de temas, desde tendências de consumo até sustentabilidade e inovação, com palestras de especialistas que exploraram as implicações econômicas no cenário varejista. A CDL Jovem, com representantes de nove estados, trouxe uma perspectiva vibrante e conectada com o futuro, estabelecendo uma agenda de eventos e projetos e uma discussão técnica de temas, enquanto o manifesto entregue aos senadores selou o compromisso do setor em enfrentar os desafios com colaboração.

Ao longo do dia foram realizadas palestras, iniciando com Ana Cláudia Peixoto do Sebrae-RJ que explorou o "Jeito Disney de Encantar os Clientes", inspirando atendimento excepcional e experiências memoráveis. Rafael Leonardo Oliveira, também do Sebrae-RJ, discutiu "Marketing Digital para Impulsionar o Varejo", destacando canais, público-alvo e qualidade visual.

No bloco "Inovação e Tecnologia para o Varejo e Serviços", Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, resumiu tendências pós-NRF 2023. E Anita Pereira Roquete, da Claro Empresas, focou em "Impulsionar o Crescimento das PME’s: Além da Conectividade", abordando estratégias para empresas de menor porte.

A 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista concluiu com a meta que o impacto das discussões e reflexões apresentadas seja duradouro, inspirando estratégias que moldarão o futuro das empresas e do comércio no estado do Rio de Janeiro. O evento ressaltou a importância da unidade e colaboração do setor, evidenciando que, juntos, os desafios podem ser superados e um ambiente favorável ao crescimento pode ser conquistado.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!