1º Pedal São Bento mexe com a Baixada misturando fé, cultura, esporte e turismo

Evento realizado no domingo pela CDL em parceria com a FME Campos e Sebrae-RJ foi sucesso total e entra para o calendário.


10/07/2023 10h42

Previous Next

Pensado pela Câmara e Dirigentes Lojistas de Campos – CDL- e tendo o integral apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME) e demais órgãos da prefeitura o 1º Pedal São Bento, realizado no domingo (9) superou todas as expetativas, e a partir do sucesso desta primeira edição, entra para o calendário de eventos do município.

- Foi realmente um grande evento, pois mesclou simultaneamente esporte, turismo, fé e cultura, também dando visibilidade ao prédio histórico mais importante da Baixada Campista, o Mosteiro de São Bento, em Mussurépe – disse o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior.

O domingo foi de muito esporte, fé e cultura, o que movimentou o comércio de parte da Baixada. Cento e cinquenta ciclistas participaram das provas em oito categorias diferentes. Antes, os monges do mosteiro de São Bento, benzeram todas as bikes, os capacetes e os atletas.

O circuito de 18 quilômetros de três voltas, totalizando 54 quilômetros para as categorias Elite, Masters A, B e C do masculino e Elite, Masters A, B e do feminino. Já a Master D do masculino e Master C do feminino tiveram duas voltas, com total de 36 quilômetros percorridos pelos ciclistas. O evento teve o apoio também do Sebrae-RJ, contando com a presença do seu coordenador regional Guilherme Reche.

- O Sebrae não poderia ficar de fora deste evento que se alia ao “Circuito Caminhos de Fé”, no qual também está inserido a CDL. Tudo isso faz parte de uma estratégia para o empoderamento da nossa cultura e do nosso turismo. Demos mais um passo importante neste sentido- disse o coordenador regional do Sebrae-RJ.

O presidente da FME, Luciano Viana, destacou a importância da iniciativa. “Estamos cada vez mais buscando que a nossa cidade viva o esporte. Temos incentivado essa prática cada vez mais e visto com alegria as iniciativas nesse sentido, como a recente 1ª Corrida Rústica de Santo Antônio e, agora, a 1ª Prova Ciclística de São Bento”, pontuou.

Às 11h os monges beneditinos celebraram uma missa de rara beleza, com o rito que incluía o canto gregoriano. Os monges, participam efetivamente de toda a programação.

- Foi um grande acontecimento e queremos agradecer ao Edvar Júnior, que desde que chegamos aqui, ou seja, desde que assumimos o mosteiro, tem dado muita visibilidade ao nosso trabalho. Estamos abertos para toda a comunidade e Edvar Júnior foi o primeiro a perceber isso- disse Dom Marcos.

Depois da missa e das provas ciclísticas houve um concerto promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Edvar Júnior garantiu que esse primeiro Pedal foi suficiente para mostrar a potencialidade deste misto de esporte, cultura, turismo e fé, e que assim passa a fazer parte do calendário anual de eventos.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!