Um dia de festa para marcar a história dos 60 anos da CDL Campos

Homenagens, música e bolo no Calçadão; missa na Catedral e almoço de confraternização.


30/05/2023 17h37

Previous Next

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- comemorou nesta terça-feira (30) seus 60 anos mostrando o prestigio da entidade junto a todos os segmentos da sociedade. As comemorações começaram pela manhã, no coração de Campos, no Calçadão, quando vários comerciantes receberam um diploma alusivo a data. Entre os comerciantes homenageados estão os proprietários das empresas mais antigas do comércio de Campos, como a Ao Livro Verde, preste a completar 179 anos, Ronaldo Sobral, e a confeitaria Francesa, com 167 anos, diploma recebido por Antônio Carlos Ribeiro Corrêa.

Ainda pela manhã, na mesma tenda onde foram entregues os certificados, a CDL animou o Centro da cidade com show de Apollo, acompanhado por músicos do 8º Batalhão da Polícia Militar. Em torno de um bolo repartido em seguida com quem passava pelo Calçadão após o tradicional “parabéns para você”. Às 12h foi celebrada uma missa na Catedral Diocesana, em ação de graças pelos 60 anos da CDL pelo Bispo Roberto Ferrería Paz.

 

Almoço de confraternização

A segunda etapa das comemorações dos 60 anos aconteceu às 13h, com um almoço de confraternização no terceiro andar da sede da CDL, mais precisamente no seu salão de festas que acaba de passar por uma grande reforma.

O salão de festas da CDL recebeu uma decoração especial para receber 200 convidados, entre eles o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho e a 1ª Dama Tassiana Oliveira; o presidente da Federação das CDLs do estado do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves e o vice-presidente da Confederação Nacional das CDLs, Marcelo Mérida, além de presidentes de diversas CDLs do estado como a de Macaé, Henrique Fragoso e o de Petrópolis, Cláudio Mohammad.

Foram destacados o ex-presidente da CDL de Campos, Odilon Martins que foi presidente da Federação das CDLs do Rio e Vilmar Rangel que há 60 anos juntamente com amigos da Câmara Júnior de Campos, criaram a CDL. A grande maioria dos ex-presidentes da CDL Campos estava presentes.

A história dessas seis décadas da CDL era estampada de forma nítida e resumida em painéis colocados na entrada do salão de festas, pontuando momentos importantes da entidade, que foi ao longo dos anos ganhando musculatura para representar não apenas os interesses do comércio, mas também de toda a sociedade. Nos próximos meses um livro contando essa história de 60 anos será lançado em data ainda a ser marcada.

“Governar é ser parceiro das entidades que representam as diversas classes. Estamos aqui como parceiros da CDL em demandas diversas, todas de interesse público. São parcerias que dão certo. Todas as demandas encaminhadas por essa Casa são analisadas em todos os níveis da administração municipal. Ao mesmo tempo a prefeitura tem a CDL como parceira em outras frentes, principalmente no setor da economia, somando esforços para atrair mais desenvolvimento para Campos. É muito bom quando se trabalha com uma agenda de parceria. Neste setor da economia muita coisa boa está para acontecer em Campos e na região como nos setores de energia e fertilizantes”- disse o prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado de vários secretários como o de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o de Administração, professor Wainer Teixeira; o de Turismo Hans Muylart; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas entre outros.

O presidente da Federação das CDLs, Fabiano Gonçalves, disse que a entidade de Campos é exemplo para todo o país, por sua estrutura, história e ações – “agora vocês vão organizar a próxima convenção das CDLs e sei que irão superar as anteriores”- afirmou Fabiano lembrando que Campos será em 2024 a sede do evento.

 

Representante do governador

O governo do estado foi representado pela subsecretária de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Marina Esteves, que destacou os projetos em curso no município de Campos e região, acrescentando a importância da CDL no processo de desenvolvimento na forma de interlocutor dos interesses regionais.

Presentes também estavam os vereadores de Campos Álvaro Oliveira, Raphael Thuin, Marcione da Farmácia, Dandinho de Rio Preto, Maicon Cruz, Rogério Matoso e Bruno Viana. Destaque também para as presenças do reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense- Uenf-, Raul Palácio; o Bispo  da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan; a presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirúrgia- SFMC-, Vanda Terezinha; o presidente da Associação Comercial e industrial de Campos- ACIC-, Fernando Loureiro; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos- Sindivarejo-, Maurício Cabral e o coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche.

Destaque também pra a presença da senhora Inês Jacyntho, viúva do emprsário Jorge Jacyntho que dá nome ao auditório da CDL Campos, um divisor de águas no empreemderorismo regional. A senhora Inês não só esteve no almoço de confraternização mas acompanhou toda a missa em ação de graças pelos 60 anos da CDL celebrada na Catedral. -" Foi uma supresa emocionante" disse o presidente da entidade, Edvar Júnior.

 

Fala do presidente

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL-, Edvar de Freitas Chagas Júnior, discorreu em sua fala sobre a história da entidade e logo lembrou que aquele espaço físico da CDL leva o nome do seu pai, Edvar de Freitas Chagas, que presidiu a entidade por várias gestões.

Edvar Júnior, fez um resumo sobre a história desses 60 anos e falou de coisas atuais como a necessidade para se rever a questão do Aeroporto de Campos, demanda dirigida ao prefeito e a instalação de uma AgeRio – agência de fomento o econômico- em Campos, na própria CDL, essa dirigida à subsecretária estadual Marina Esteves. Ele encerrou o discurso agradecendo a “Deus” e simbolicamente pediu que todos se levantassem e dessem as mãos celebrando a união.

 

Confira o discurso do Presidente da CDL na íntegra:

Boa tarde, agradeço a presença de todos. Vocês não imaginam a emoção que é comemorar os 60 anos da CDL CAMPOS neste espaço que leva o nome do meu pai Edvar de Freitas Chagas.

Cumprimento  nosso prefeito Wladimir Garotinho e sua esposa Tassiana e os secretários aqui presentes.

Cumprimento o presidente da Federação lojista Fabiano Gonçalves, e todos os presidentes e representantes das CDLs aqui presentes.

Cumprimento os Bispos Dom Roberto Francisco e Dom Fernando Rifan. 

Vou começar falando da importância do Comércio na história de Campos, como vocês podem acompanhar nos painéis ali em frente. Nossa primeira atividade econômica foi a criação e venda de bovinos e equinos. Depois que veio a cana de açúcar. Temos até a famosa Baixada da Égua, onde o comércio de cavalos era intenso e ficavam as éguas, dando o nome à Baixada. Aliás, essa curiosidade e toda a história dos 60 anos da CDL Campos em breve estará sendo lançada em livro. 

Mas posso afirmar que o comércio sempre fez e faz parte do crescimento e desenvolvimento de nossa Região. A criação do CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE CAMPOS no dia 30 de maio de 1963 foi impulsionada pela CÂMARA JÚNIOR com o apoio e  participação de Vilmar Rangel e Hilton Rebel. 

A evolução sempre fez parte de toda a história, desde 1995 a CDL não é mais o Clube de Diretores Lojistas e sim a Câmara de Dirigentes Lojistas, já começamos a apreciação de um novo estatuto que deve ser aprovado na próxima assembleia. 

Nestes 60 anos de história, 36 nomes passaram pela presidência da CDL. Hoje temos aqui a presença dos ex-presidentes: Odilon Martins, Fauze Cherene Jassus, Fábio Paes, Marcelo Mérida, Roberto Escudine, Maria Luiza Schulz, Sirlea Pita, Norival Lima, José Francisco Rodrigues. 

Sem esquecer da nossa equipe de colaboradores. Vou destacar aqui os dois com mais de 30 anos de dedicação a nossa CDL: Zilvan e Nilton Miranda. 

A todos vocês, ex-presidentes, diretores e colaboradores, minha total Gratidão por vocês construírem uma entidade sólida, ética e verdadeiramente atuante. 

A força da nossa entidade é tamanha. 

Secretário estadual já foi exonerado, carnês de IPTU já foram devolvidos, além de outros pleitos vitoriosos. 

Aliás, Marina Esteves- Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, aqui presente, um pleito de todas as CDLs do estado do Rio é a equiparação do Simples estadual com o Simples Federal, favorecendo o crescimento de inúmeras empresas, além de gerar emprego e renda. 

A nível estadual, também precisamos do aporte financeiro da AgeRio e da implantação do projeto Poupa Tempo  em todas as Cidades do nosso Estado do Rio. 

Aproveito para parabenizar nosso Magnífico Reitor Raul Palácio pelos 30 anos da Uenf e peço um presente para universidade, para CDL, para Campos: queremos o início e conclusão das obras do Arquivo Público. Pode contar com a CDL como mediadora. 

Com o nosso prefeito Wladimir, solicitamos recentemente a Secretaria de Turismo, o que prontamente nos foi atendido. Pois enxergamos que o Turismo é uma grande alavanca para o desenvolvimento.  Agora estamos ansiosos aguardando ações concretas para impulsionar o Turismo em nossa Região. 

Prefeito também aguardamos a implantação da Revitalização do Centro de Campos. Onde o comércio fez história e hoje anda adormecido.

Prefeito, precisamos também de uma exigente cobrança no contrato de concessão do nosso aeroporto, Bartolomeu Lisandro, um grande Portal de entrada de desenvolvimento e investimentos em nossa Região. 

Prefeito também peço um presente: neste 60 anos da CDL, que o teto limite do Fundecam aumente para R$60.000 mil reais. 

A CDL enxerga que as cidades são Vivas e pulsam novas artérias comerciais. Em nossa cidade podemos destacar hoje vários bairros verdadeiros centros comerciais. E nós como CDL estamos indo até eles, com postos de Certificação Digital, promovendo eventos como o Fashion Day, com o apoio do Sebrae, onde damos visibilidade ao comércio daquela região, também promovemos a Fepe, Feira de Preços Especiais, introduzimos uma comunicação digital com o Podcast CDL+ e junto a CDL jovem promovemos o DLI, o Dia Livre de Impostos e recentemente promovemos o Festival de Boteco. 

Temos também a Fundação CDL, que vem avançando com novas parcerias. 

Bem, tentei aqui como arquiteto por formação e empresário por vocação , traçar o perfil desta Casa, salpicando fragmentos desta história de seis décadas. Edificamos essa casa alicerçada em conceitos e conteúdos, com as melhores práticas e  os melhores exemplos. Que Deus continue a nos abençoar.

Mas não vou me alongar. Hoje é dia de agradecer. 

Agradecer a Deus por termos sobrevivido a pandemia e estarmos aqui hoje. 

Mas gostaria de pedir que todos ficassem de pé e dessem as mãos, pois queremos uma cidade forte, mas ainda, queremos um Estado do Rio forte, e só com a nossa união iremos vencer os desafios para um mundo melhor.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!