Edvar Júnior pede ao prefeito Wladimir Garotinho que Campos tenha uma Secretaria de Turismo

Pedido foi feito em público durante lançamento de obras para o turismo no Cais da Lapa

14/02/2023 14h12

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL-, Edvar de Freitas Chagas Júnior, pediu ao prefeito Wladimir Garotinho, nesta terça-feira (14) que o turismo no município de Campos tenha status de Secretaria. O pedido foi feito durante o lançamento de um grande projeto para transformar o Cais da Lapa em um equipamento turístico para grandes eventos e também área permanente de convivência.

Segundo Edvar Júnior neste momento o potencial do turismo em Campos começa a ser percebido, com muitos investimentos da iniciativa privada sendo anunciados, é necessária a criação de uma Secretaria de Turismo com o objetivo de acenar positivamente, mostrando o compromisso do governo municipal para com esse segmento.

Hoje o turismo está sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Com a criação da Secretaria de Turismo, que teria como sede a parte administrativa a ser construída no Cais da Lapa tende a ser comandada por Patrícia Cordeiro, hoje responsável pela área.

- Campos tem que ter essa Secretaria. O nosso potencial é imenso, desde o turismo histórico, passando pelo religioso, as regiões do Imbé, Lagoa de Cima, Rio Preto, Farol de São Thomé, o rio Paraíba do Sul e muitos outros. Uma Secretaria sinalizaria de que temos mesmo turismo – disse o presidente da CDL.

Edvar Júnior acrescentou que uma Secretaria tem o poder de captar recursos para o setor – “ ficamos sabendo agora que o consórcio de turismo da região tem uma verba de R$ 20 milhões e poderemos conseguir outras”- disse Júnior.

Na tarde desta terça-feira o presidente da CDL recebeu inúmeras manifestações través de mensagens de texto e telefonemas dando os parabéns pela iniciativa.

- Sei que surpreendi muita gente, mas achei que a agora era aquela. Esse pleito já habita minha cabeça há anos e foi neste momento, durante um evento que objetiva o turismo que fiz de forma publica e não reservada o pedido ao prefeito - acrescentou Júnior.

Com as obras que serão iniciadas o Cais da Lapa vai abrigar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O objetivo é transformar o Cais na maior área urbana de lazer da cidade. A ordem de serviço do projeto foi assinada na manhã desta terça-feira (14), pelo prefeito Wladimir Garotinho.

Segundo o prefeito, a obra foi idealizada em seu Plano de Governo e tem uma importância especial para ele. “Hoje é um dia muito especial, porque nós vamos iniciar aqui a obra de um local que fez parte da minha infância. Eu que morava aqui próximo, vinha pra cá jogar bola no Ciep e a noite a gente vinha pescar lagosta, com uma gaiola no Paraíba e o que sempre me chamou a atenção foi que o Cais da Lapa tem o por do sol mais lindo da cidade e após essa obra, com certeza, muito mais pessoas vão poder contemplar essa paisagem”, disse Wladimir Garotinho.

O custo da obras é de R$390.092,78, será realizada com verba de emenda parlamentar da ex-deputada deputada federal, Clarissa Garotinho, que garantiu o recurso enquanto estava exercendo o mandato na Câmara Federal.