Governador anuncia pacote de obras na CDL e recebe documentos dos setores produtivos

Ao lado do prefeito Wladimir disse que a política tem que ser pacificada.


07/08/2021 07h55

Previous Next

O governador do estado do Rio, Cláudio Castro, começou a cumprir sua extensa agenda na última sexta-feira (06) em Campos participando de um Café da Manhã, no salão de festas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) onde recebeu um elenco de reivindicações elaboradas pela entidades representativas do setor produtivo e também outros documentos de outros setores da cadeia produtiva. Cláudio Castro na CDL se encontrou com o prefeito Wladimir Garotinho, vários políticos e empresários da região.

O vice-presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior, que representava o presidente José Francisco Rodrigues fez um discurso de saudação ao governador e adiantou parte do conteúdo do documento que travava não somente de interesses do comércio, mais da sociedade em geral, como a Ponte de Integração que liga São Francisco de Itabapoana a São João da Barra e a questão fiscal do estado, em uma referência a chamada guerra fiscal que tem prejudicado toda a economia fluminense.

Castro anunciou alguns investimentos para no município. Um deles é o novo restaurante popular em Guarus, uma unidade do Corpo de Bombeiros na Baixada Campista e recuperação de rodovias. No dia do Padroeiro Santíssimo Salvador o governador foi à missa na Catedral e inaugurou obras em seguida.

Em seu discurso, Cláudio Castro apelou para a pacificação política. “Nós não temos obrigação de sermos amigos, mas somos obrigados a trabalharmos juntos pela população, sejam prefeitos de esquerda ou de direita. Não é momento de pensarmos em eleição.  O Rio de Janeiro está melhorando e avançando. Fazemos o dever de casa para termos credibilidade econômica. O leilão da Cedae é um exemplo. Todo dinheiro que entrou dessa venda irá para os municípios do interior em investimentos. É impressionante que, em 2021, não termos o mínimo de saneamento básico. Cuidarmos do meio-ambiente é fundamental”, disse.

O governador do Rio também mencionou investimentos para Campos. Segundo ele, nos próximos anos R$500 milhões de verbas estaduais serão destinados à região. Ele prevê a recuperação das rodoviais RJ-204 que liga Vila Nova a São Joaquim, e RJ-230, que liga Campos a Bom Jesus de Itabapoana. “Reformamos a FIA e a UPA, faremos uma sede do Corpo de Bombeiros na Baixada Campista, além de mais um restaurante popular em Guarus. Queremos ter três unidades de segurança alimentar em Campos até o fim de nosso mandato. Esta preocupação sempre existiu com os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho. Por divergências políticas, o programa foi desativado, mas agora estamos recuperando”.

Destacou ainda a parceria com a Prefeitura de Campos para a recuperação do Hospital Geral de Guarus, e o aporte de R$4 milhões mensais para que o município equilibre suas contas, sobretudo com o pagamento de servidores. Disse também que o programa de vacinação do Estado do Rio de Janeiro passará a contar com mais 5% de vacina após solicitação ao Ministério 

O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, apresentou ao governador Cláudio Castro o “Projeto Fênix”, um documento elaborado por várias instituições comerciais e industriais de Campos e região, visando o desenvolvimento do Norte e do Noroeste Fluminense.

Ponte da Integração, missa e recado à imprensa

O governador Cláudio Castro garantiu que pretende concluir a Ponte da Integração que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana nos próximos meses. Ele garantiu a prefeita Fracimara Barbosa (SD) que há verbas disponíveis para a conclusão da obra. “Se tudo der certo, até dezembro, ou, no máximo, até o próximo carnaval, queremos concluir essa ponte. É importante também construir e pavimentar os acessos. Temos certeza que em nosso mandato essa obra será entregue”, afirmou.

O governador ainda participou na sexta-feira (6) de entrega de obras de recuperação da Fundação da Infância e Adolescência, no Parque Alzira Vargas; e da Unidade de Pronto Atendiemento de Guarus;  Ainda houve a inauguração do Detran-RJ, em Guarus. Inaugurações do Escritório Regional da Codin com espaços para o Sederj, Agerio, Ceperj também fazem parte da agenda de Cláudio Castro. Uma agência do Rio Previdência, a Casa do Trabalhador e um posto do SINE também passarão a funcionar na cidade. A agenda do governador termina em Campos durante o Fórum dos Prefeitos, no Centro de Convenções da Uenf, no fim da tarde. No sábado (7), ele encerra seus compromissos visitando os municípios de São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e o Porto do Açu, em São João da Barra.

No encontro na CDL o governador se fazia acompanhar de vários secretários entre eles Rodrigo Bacelar, da pasta de governo. Presentes também vários deputados da região e vereadores.

Confira o discurso do Vice-presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Jr. Na íntegra:

 

Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro CLÁUDIO BOMFIM DE CASTRO E SILVA.

Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Campos dos Goytacazes Wladimir Garotinho.

Excelentíssima Senhora Prefeita do Município de São Francisco de Itabapoana Azeredo da Silva Barbosa Lemos.

É com muita honra que o recebemos em nossa Casa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, uma entidade constituída por empresários que lutam pelo desenvolvimento e em defesa das demandas de toda sociedade. 
Compartilhamos nossa luta e nossos pleitos com mais de 10 entidades produtivas, irmanadas num só propósito: o progresso da nossa Região. E estamos aqui hoje para prestigiá-lo. É em nome desses companheiros, que saúdo os senhores.

A iniciativa de Vossa Excelência — que é chamada muito propriamente de "Governo Presente" —, é essencial para criarmos um Estado forte. Ouvir e ver de perto os problemas e as angústias dos municípios, e praticando isso ativamente, procurando soluções, envolvendo o interior e o colocando como parte da administração estadual, faz com que Vossa Excelência se torne um político diferenciado. 

Acreditamos na política do diálogo, do entendimento e na soma de esforços, pois só assim realizamos, avançamos e conquistamos. Certamente estamos inaugurando um novo tempo.

Destacamos que sua presença é de imensa importância e torna-se ainda mais emblemática quando essa visita acontece neste 06 de agosto, dia de São Salvador, Padroeiro do nosso município sendo, portanto, feriado municipal religioso. 

Governador, pelo segundo ano consecutivo as festividades de nosso padroeiro não estão acontecendo em consequência da pandemia da COVID-19. Mas quero, em nome da CDL e das entidades que estão aqui representadas, reconhecer o esforço e empenho do seu governo, e do governo municipal, nas ações sanitárias, de atendimento e imunização do povo fluminense. Estamos avançando, na medida do possível, com a vacinação de nosso povo, tendo a curva de mortes e de casos apresentado contínuo declínio.

Contudo, temos reivindicações. E as fazemos em defesa do segmento empresarial e de toda sociedade. Homens e mulheres investidos de cargos públicos, e cientes de suas responsabilidades, devem perceber as demandas como participação da sociedade civil, que deve buscar o sucesso de um governo, e por consequência a melhoria das condições de vida de todos. 

Na verdade, trazemos um elenco delas, algumas que Vossa Excelência já tem conhecimento. Demandas que temos certeza que poderemos contar com a interlocução valiosa do nosso Deputado, hoje como Secretário da Casa Civil de seu governo, Rodrigo Bacelar.

Não é nenhuma novidade que o Rio de Janeiro é o estado da Federação mais vitimado em sua economia pela chamada guerra fiscal, que ocorre entre os entes federativos. E Campos dos Goytacazes, por fazer divisa com o Espírito Santo, é a primeira parte do território fluminense a sofrer esses efeitos. 

Sabemos que seu governo deu um passo importante, permitindo a aplicação, no nosso estado, da mesma base de cálculo tributário do Espírito Santo, para os setores atacadistas e de distribuição. Reivindicamos, Governador, que esta medida seja ampliada para outros segmentos da economia fluminense.

Neste elenco de reivindicações, trazemos uma de abrangência regional, que pedimos a Vossa Excelência especial atenção. A chamada Ponte da Integração, ainda em construção sobre o Rio Paraíba do Sul, que servirá para unir os municípios de São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Campos, é uma obra que se arrasta há anos. Sua conclusão é de suma importância para a agricultura, o turismo e para a indústria de toda região, e ainda com reflexos diretos no Porto do Açu, cuja estrutura e relevância econômica dispensam apresentações. 

Sabemos que seu governo está se antecipando sobre muitos destes pleitos, como a apoio de financiamento da AGeRIO, na tentativa de salvar inúmeras empresas e também o agronegócio, que está em vias de recuperação em nosso município, tendo este aporte financeiro extremamente necessário para tal finalidade.

Neste mesmo sentido, ressaltamos a importância de equiparar o limite de faturamento das empresas enquadradas no Regime do Simples Estadual, com o do Simples Nacional. Evitando, assim, que muitas empresas sejam desenquadras, o que pode resultar no encerramento de suas atividades, e gerando desemprego. 

A título de exemplo do grande esforço pessoal do Governador, destaca-se a atração para Campos dos Goytacazes de uma das maiores indústrias de laticínios do país.

E para terminar... Quero falar do turismo. Sou um entusiasta desse segmento, e gostaria de detalhar alguns pontos que podem colocar Campos dos Goytacazes em um lugar de destaque no ranking do turismo em todas as suas faces: arquitetônico, histórico, ecológico e religioso. 

A história de Campos dos Goytacazes confunde-se com a colonização do Brasil. De nossa relevante história, muitos patrimônios culturais materiais e imateriais nos foram deixados. Para citar alguns exemplos, temos aqui, o Solar do Colégio, que hoje abriga o Arquivo Público, e que foi sede da Fazenda Nossa Senhora da Conceição e Santo Inácio, construída pelos jesuítas em meados do século XVII. Temos também o Mosteiro de São Bento, que marca a presença dos monges beneditinos na região da Baixada Campista, em Mussurepe. E já que estou falando da Baixada, temos a Festa de Santo Amaro, uma das festas religiosas mais importantes do estado, onde acontece uma relevante expressão cultural de nossa terra, a Cavalhada, com cerca de 300 anos de história. Além da Caminhada de Santo Amaro, que tem trajeto de quase 40 quilômetros. Reivindicamos que essa festa conste oficialmente no calendário turístico religioso do Estado. E gostaria de convidá-lo a participar junto a sua esposa, Analine, da próxima Caminhada, em janeiro 2022. Esses são apenas alguns exemplos do potencial turístico que possuímos em nosso município.

Bem, nos perdoe, mas essa não deixa de ser uma maneira de dar ao senhor e a equipe que o acompanha as "boas vindas", e reafirmar que esta Casa é sua, e será sempre de todos que representam e buscam o desenvolvimento de nosso estado e o bem estar do nosso povo. Com um Governo Presente, uma sociedade civil atenta e organizada e com o setor produtivo incentivado, construímos um município melhor, um Estado melhor e um país melhor. Colaboração e união são palavras chave. 

Conte conosco e saia daqui com a certeza de que, juntos, faremos muito. 

Muito obrigado.

 


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!