Entidades de classe pressionam Câmara de Vereadores que suspende sessão por falta de quórum

Ato ocorreu um dia após votação polêmica de um pacote de austeridades enviado pelo governo municipal.

26/05/2021 18h53

Representantes de entidades de classe campistas como Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, Associação Comercial e Industrial de Campos - ACIC, Sindicato do Comércio Varejista de Campos - Sindivarejo, Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacência - Carjopa, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Creci e Empresários da Construção Civil, participaram nesta quarta-feira (26) de reunião no plenário da Câmara dos Vereadores, onde pressionaram o presidente e do Legislativo Fábio Ribeiro e vereadores presentes para retirarem de pauta o Projeto de Lei que prevê aumento de impostos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos - CDL- José Francisco Rodrigues- destacou que a Prefeitura de Campos precisa ter pulso para fazer os cortes necessários para se manter dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, não impondo aos empresários esta responsabilidade de bancar a folha de salário dos servidores. Os empresários já não suportam mais a carga tributária e a queda nas vendas. Muitos empresários foram obrigados a cortar funcionários para manter suas contas e que essas medidas deveriam ser seguidas pelo Poder Público”, finalizou José Francisco.

Na sessão de terça-feira (25) o vereador Raphael Thuin, se colocou contrário a votação do projeto de lei que prevê a reforma do Código Tributário, por entender que o pacote iria prejudicar vários setores da economia. O projeto saiu de pauta e nesta quarta-feira o presidente do Legislativo Fábio Ribeiro acompanhado de mais de 15 vereadores ouviram os empresários que pediram em bloco a retirada do assunto de pautam. Os empresários acreditam que o comércio não teria condições de sobreviver ao reajuste de tributos e principalmente disse que iria atingir a diversos segmentos da economia campista.

O presidente da ACIC- Leonardo Castro de Abreu – mencionou que o momento não é para reajustar tributos municipais, mas de união entre a sociedade civil e vereadores pelo crescimento do município, que vem sofrendo com a pandemia, há 18 meses. Os empresários estão tentando manter o CNPJ ativo e a aprovação da reforma do Código Tributário, apresentando no pacote de medidas do Poder Executivo só iria prejudicar ainda mais a sociedade civil. Entendemos, que o município precisa aumentar a arrecadação, mas não punindo os empresários que geram receitas e emprego para o município” concluiu Leonardo.

Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira, dia 27

A proposta do governo vai na contra-mão da campanha do Dia Livre de Impostos (DLI) que acontece nesta quinta-feira, dia 27 em todo o Brasil realizado pelo CDL Jovem. O objetivo da campanha é promover a conscientização da população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia. Mais de 200 lojas aderiram ao movimento em Campos e prometem ofertar diversos produtos com descontos que podem chegar a 70%.