Hashtags no Instagram: Utilize da maneira certa!

Quais são e como usar as melhores Hashtags no Instagram para crescer o seu perfil?


01/03/2021 12h45

As hashtags são essenciais para uma estratégia de sucesso no Instagram. São por meio delas que os usuários da rede social que mais cresce no mundo conseguem encontrar perfis que tenham afinidade com um mesmo tema, influenciadores, eventos, produtos e serviços.

 

Parte 1 – O que são e como funcionam as hashtags?

O que significa hashtag?

Hashtag é o termo utilizado para definir uma palavra-chave que geralmente é antecedida pelo caractere cerquilha (#), ou popularmente conhecido como símbolo do “jogo da velha”.

O uso da hashtag teve início no Twitter para encontrar assuntos específicos na rede social. Com o passar do tempo seu uso foi se popularizando em outras redes sociais como o extinto Google Plus, Instagram, Youtube e Linkdin.

Com o aumento do uso do símbolo, as hashtags acabaram se tornando hiperlinks dentro das redes sociais, sendo facilmente indexáveis pelos mecanismos de busca de cada uma delas. Isso fez com que a busca por conteúdos específicos seja bem mais fácil sendo necessário apenas clicar na hashtag para encontrar novos conteúdos.

Como funcionam as hashtags no Instagram?

No Instagram, as hashtags viraram a principal forma de classificação e organização de conteúdos que abordam o mesmo assunto.

A função de uma hashtag é identificar conteúdos que são criados sobre um tópico ou assunto  específico. Ao inserir hashtags em uma publicação, ela torna-se visível para mais pessoas e aumenta as chances de engajamento com os usuários que as encontram.

O uso de hashtags é ideal para encontrar informações e postagens sobre qualquer assunto, inclusive temas bem nichados como alimentação vegana, artigos esportivos, etc.

Elas servem entre outras coisas, para reunir pessoas que possuem interesse em um determinado tema com atualizações em tempo real no Instagram, por meio da pesquisa de publicações recentes.

Sendo assim, se você deseja encontrar, por exemplo, um perfil ou post sobre moda feminina, basta acessar o campo de busca do Instagram e procurar por #modafeminina.

Caso queira ser ainda mais específico, é possível refinar a busca pesquisando por #modafemininabh. Dessa forma, será possível encontrar os principais perfis que falam sobre o assunto em Belo Horizonte.

Mas atenção. Para que uma publicação que esteja usando uma hashtag apareça na busca de qualquer usuário é fundamental que o perfil que publicou o conteúdo esteja configurado no Instagram como público.

Para que serve e quais são os benefícios do uso da hashtag no Instagram?

O uso das hashtags no Instagram pode variar de acordo com o objetivo e o tipo de perfil que as utiliza, porém os benefícios são inúmeros.

Para perfis pessoais, o objetivo pode ser encontrar pessoas que tenham interesses em comum. Já para influenciadores digitais, o uso das hashtags pode ser uma excelente forma de se comunicar com seu público-alvo.

Agora, se o perfil for o de uma empresa, o uso estratégico das hashtags pode aumentar a visibilidade da marca e fazer um cliente encontrá-la mais facilmente por meio do Instagram.

Vamos entender para que serve e os benefícios de se usar hashtags de acordo com perfil para empresas:

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, cerca de 96,2% das empresas respondentes estão presentes nas redes sociais. Para ser ainda mais específico, são 89,4% das empresas que utilizam o Instagram como parte de sua estratégia de marketing digital.

Por essa razão, se o seu negócio comunica com consumidores que estão no Instagram a presença da sua marca na rede social é vital.

Mas como as empresas podem utilizar as hashtags de forma estratégica?

Em primeiro lugar é super importante entender quem consome seu produto ou serviço. Para tal, não basta saber apenas que é seu público-alvo, mas sim, sua persona. Uma persona se diferencia por ter informações mais apuradas sobre o potencial cliente de uma empresa.

Depois de entender bem a persona, basta pesquisar sobre seu comportamento e quais as hashtags que ela usaria no Instagram para encontrar o seu produto ou serviço.

Vamos para um exemplo prático!

Sua empresa é uma escola de inglês no bairro Vila Mariana em São Paulo. Para encontrar potenciais clientes a escola pode utilizar as seguintes hashtags no Instagram:

  • #escoladeinglessp
  • #aprenderinglesemsp
  • #vilamariana
  • #bairrovilamariana
  • entre outras.

Dessa maneira, as pessoas que pesquisarem sobre escolas de inglês na cidade de São Paulo ou sobre o bairro de Vila Mariana, podem encontrar mais facilmente a escola por meio do recurso de hashtags no Instagram.

 

Parte 2 – Quais as hashtags mais usadas?

Quais são as hashtags mais usadas no Instagram?

Confira abaixo quais foram as top Instagram hashtags de 2018 em todo o mundo:

  1. #love
  2. #instagood
  3. #me
  4. #cute
  5. #tbt

Conheça as hashtags mais usadas no Brasil:

Confira agora quais foram as principais hashtags usadas no Brasil em 2018:

  1. #tbt
  2. #love
  3. #brasil
  4. #amor
  5. #instagood

 

Afinal, é possível usar hashtags para ganhar curtidas?

Sim. É possível ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram se as hashtags forem usadas corretamente.

Claro, para que sua estratégia de hashtags dê certo é preciso escolher as hashtags corretas.

Para  facilitar a escolha das hashtags tente sempre dividí-las por:

  • Nicho: foque sempre em hashtags do seu nicho;
  • Conteúdo: tente explorar hashtags que resumem o conteúdo da publicação;
  • Local: use as hashtags de forma que os seu público consiga te localizar.

Vamos a mais um exemplo:

Imagine uma loja de doces para festas infantis no Rio de Janeiro.

Utilizando este método na hora de escolher as hashtags a seleção poderia ser:

  • Nicho: #docesparafestas #docesfestas
  • Conteúdo: #docesparafestasinfantis #docesfinos #docesparaaniversários
  • Local: #festasnorio #festasinfantisriodejaneiro

Como usar hashtags nos stories?

Os stories do Instagram são hoje uma das maiores oportunidades que a rede social oferece para interagir com os fãs.

Contas menores, como as de negócios e de micro-influenciadores, podem se beneficiar muito do uso das hashtags certas, já que elas possuem 30% mais visualizações nos stories que grandes contas

Veja a seguir 3 estratégias sobre como usar as hashtags no Instagram stories para gerar mais engajamento:

1. Use mais de uma hashtag

Por meio do recurso oficial do Instagram, o sticker, é possível usar apenas 1 hashtag. Porém, existem formas de se utilizar mais de uma caso você queria.

Para isso, basta inserir as hashtags como se fossem textos. Dessa forma você poderá utilizar quantas hashtags quiser.

Mas atenção, foque sempre nas hashtags que fazem sentido para o seu público e tenham relação com o assunto abordado no story.

2. Use hashtags de localização

Assim como as figurinhas de localização, as hashtags podem contribuir e muito para que o seu público te encontre.

Foque em hashtags locais para falar com as pessoas que estão no mesmo evento que você, ou do mesmo bairro onde está o seu negócio, se for uma loja física, por exemplo.

3. Foque em hashtags específicas

Tente explorar hashtags de nicho e específicas.

Se você utilizar apenas hashtags populares a concorrência será bem maior e poucas pessoas podem chegar até o seu stories.

Pense em hashtags novas, pouco exploradas e que farão pessoas que estão buscando aquele tipo de conteúdo encontrá-lo por meio dos seu story.

Quais são as hashtags mais usadas Instagram Stories?

Vejas agora as hashtags mais usadas nos stories do Instagram

  1. #goodmorning
  2. #work
  3. #goodnight
  4. #mood
  5. #happybirthday

 

Parte 3 – Quais são as melhores hashtags por nicho?

Quais são as melhores hashtags para o Instagram por nicho?

Saber quais hashtag usar de acordo com o perfil do público-alvo é essencial para atingir bons resultados em uma estratégia de marketing digital no Instagram.

A grande questão é entender como saber qual é a melhor hashtag utilizar. Para tal, é necessário entender bem o tema ou assunto e relacionar a hashtag diretamente com o que o post está prometendo. Dessa forma é possível estabelecer uma conexão e as chances de engajamento tornam-se bem maiores.

Veja a seguir quais são as melhores hashtags por nicho, claro que, cabe avaliar se elas fazem sentido ou não com o conteúdo, produto ou serviço que é descrito na publicação:

Hashtags de moda

#modafeminina #modamasculina #modaparameninas #modapraia #modafitness #modafashion #modainfantil #modatrends #modaparahomens #modaevangelica #modaparamulheres #modaintima #modaplussize #modamineira #modajovem

Hashtags food

#food #foodporn #instafood #yummy #dinner #lunch #breakfast #fresh #tasty #food #delish #delicious #foodpic #hungry #foodgasm

Hashtags para fotografia

#fotografia #fotografias #fotografiadecasamento #fotografiainfantil #fotografiadefamilia #fotografiadebodas #fotografiaderua #fotografiacomamor #fotografiaprofissional #fotografiademoda #fotografiaurbana #fotografiadearquitetura #fotografianewborn #fotografiadeinteriores #fotografiaartistica

Hashtags fitness

#health #fitness #fit #fitnessaddict #fitspo #workout #bodybuilding #fitnessmovtivation #gym #train #training #healthy #instahealth #healthychoices

Hashtags para maquiagem

#maquiagem #maquiagemdefinitiva #maquiagemparapelenegra #maquiagembonita #maquiagemfesta #maquiagempelemadura #maquiagemparafesta #maquiagemdefesta #maquiagemsimples #maquiagemprofissinal #maquiagembarreiros #maquiagembrasil #maquiagemartistica #maquiagemlovers #maquiagemnoiva

Hashtags de música

#music #song #melody #beat #jam #partymusic #newsong #remix #favoritesong #bestsong #repeat #listentothis #goodmusic #instamusic #música

Hashtags de viagem

#viagem #viajar #amoviajar #viajarfazbem #viagemeturismo #dicasdeviagem #turistando #viajando #mochileiros #mochilao #loucosporviagem #viajarépreciso #bemvindosabordo #travel #traveling

Hashtags de saúde

#saúde #bemestar #saudável #vidasaudável #qualidadedevida #alimentaçãosaudável #emagrecimento #emagrecer #dietasemsofrer #vidasaudavel #comerbem #estilodevida

Hashtags de natureza

#natureza #nature_shooters #naturelover #natureshots #instanature #paisagem #mothernature #naturegram #naturaleza #natureonly #natureaddict #naturehippys #nature_obsession #pordosol

Como analisar as melhores hashtags do seu nicho?

Escolher as melhores hashtags para usar no Instagram não é uma missão fácil.

Por isso selecionamos formas de se fazer a pesquisa das melhores hashtags. Confira:

Por meio da aba Explorar do Instagram

O Explorar é uma funcionalidade nativa da plataforma que funciona muito bem para analisar e encontrar hashtags que estão em franco crescimento.

Para isso basta seguir um passo a passo simples.

Passo 1: entre no seu perfil do Instagram e vá até a aba “Explorar”.

Passo 2: Logo após, clique em “Pesquisar” e em “Tags”.

Passo 3: feito isso, digite palavras-chaves que estão relacionadas ao seu conteúdo, nicho, marca, região e ao seu público-alvo.

Passo 4: após digitar a palavra escolhida, analise o resultado, que serão as hashtags mais populares relacionados ao assunto buscado.

Passo 5: por fim, escolha as hashtags ideias analisando a popularidade delas por meio do número de postagens que cada uma possui.

Utilizando um gerador de hashtags

Os geradores de hashtags são recursos que podem ajudar a encontrar hashtags que tenham a ver com os interesses de seus seguidores.

Listamos as 5 melhores ferramentas para encontrar as melhores hashtags para sua estratégia de marketing no Instagram:

Hashtags Brasil

O site Hashtags Brasil é um dos maiores agregadores de hashtags do país. Nele é possível encontrar as hashtags mais usadas no Brasil e no mundo de forma segmentada.

Você pode segmentar por nichos como saúde, beleza, fitness, fotografia, etc. Além disso o site permite copiar as hashtags em blocos de até 30 tags para colar no Instagram.

Também é possível salvar as hashtags favoritas para acessar sempre que for necessário.

Display Purposes

O site Display Purposes funciona basicamente da mesma forma que o Hastags Brasil. Porém o site permite outras funcionalidades bastante interessantes. O site é dividido em search, map e graph.

Dessa forma, em Search é possível encontrar palavras por meio das buscas, onde ao se digitar uma hashtag principal, o site reúne as possíveis variações consideradas com ideias de novas hashtags .

No modo Map o site mapeia as principais hashtags por meio de uma espécie de mapa múndi, mostrando quais são as hashtags mais populares de acordo com cada localidade.

Já no modo Graph, é possível ver a evolução das hashtags de forma gráfica. No formato de gráfico de radar, cada série de hashtags são apresentadas de forma relacionada. As hashtags mais populares aparecem com tamanho maior e as derivações possuem um tamanho menor de acordo com a quantidade de publicações postadas em tempo real.

Webstagram

O Webstagram funciona como um grande agregador de hashtags. Ele funciona basicamente como o buscador nativo do Instagram, porém por meio dele é possível saber quais são as tags mais populares que se relacionam com a hashtag principal buscada, além de mostrar quais são os perfis mais populares e recentes que utilizaram determinada hashtag.

Tags Finder

O site Tags Finder é outra ferramenta que pode ajudar e muito na busca por hashtags ideais. Com proposta parecida com os outros citados anteriormente o site possui outras funcionalidades bem interessantes.

Na página de Estatísticas, por exemplo, é possível verificar quais são as hashtags mais frequentes por cidade e estado. Além de uma lista com as top 30 localizações mais populares no Brasil em tempo real.

Já em Hashtags Semelhantes é possível conferir um top 30 com as principais derivações da palavra-chave principal buscada.

All Hashtag

O site é totalmente gratuito e possui funcionalidades incríveis. Assim como os outros é possível encontrar as principais variações de hashtags ao inserir uma tag principal.

Após inserir a palavra principal os resultados são agrupados em blocos com cerca de 30 hashtags. Dessa forma, é possível escolher entre:

  • as melhores 30 hashtags (best #30 hashtags);
  • grupos sugeridos (top hashtags);
  • similares (similar hashtags);
  • e palavras-chave (keywords).

Além desta funcionalidade, o site All Hashtag possui um Analytics onde é possível conferir as principais tendências em hashtags no mundo todo para saber em quais novas hashtags apostar.

Ao inserir a hashtag buscada, o site mostrará 3 diferentes informações:

  1. posição dela no ranking;
  2. quantidade de vezes que ela foi utilizada;
  3. e o número de palavras semelhantes.

Utilizando um gerenciador de hashtags

O Tagboard é uma excelente para monitorar o uso das hashtags nas principais redes sociais como Instagram, Twitter, Youtube, entre outras. O site evita ter que utilizar um site para cada rede social, reunindo todas as informações sobre uma hashtag num único lugar.

A plataforma mostra em tempo real as publicações que utilizam determinadas tags, as performances e níveis de engajamento com os posts. É uma ferramenta indispensável para acompanhar o desempenho de uma ação de marketing que possui hashtags específicas em datas comemorativas, por exemplo.

Outra forma de gerenciar hashtags é usar a função nativa do Instagram chamada “Seguir hashtags”.

Lançada em dezembro do ano passado, essa funcionalidade permite aos usuários acompanharem em tempo real publicações relacionadas aos assuntos e tópicos de interesse.

Sempre que, por exemplo, um usuário começa a seguir a tag #festasemsp, sempre que uma publicação for feita usando esta hashtag, ela pode aparecer no feed sem ser necessário fazer uma busca na aba explorar do Instagram.

 

Parte 4 – Como criar suas próprias hashtags?

4 erros que não devem ser cometidos ao usar hashtags no Instagram:

1. Deixar o perfil privado

Com um perfil privado as pessoas não terão acesso aos conteúdos publicados com as hashtags. Por isso, o ideal é deixar o perfil aberto.

Dessa forma, qualquer pessoa que usar uma mesma hashtag que foi usada em sua publicação poderá encontrar o seu conteúdo no Instagram.

2. Usar as hashtags do momento ou “bombadas”

A escolha das melhores hashtags é o fator principal para sucesso do alcance de uma publicação. Sendo assim, não se deixe enganar. É preciso usar as hashtags que tenham a ver com sua persona.

Inserir hashtags populares, mas que não fazem sentido para o seu público não trará visibilidade e fará com que seu conteúdo seja entregue para pessoas que não terão interesse em seu perfil, produto ou serviço.

O ideal é sempre utilizar hashtags específicas para seu nicho. Além disso, as hashtags precisam estar bem alinhadas com o conteúdo publicado no post, trazendo consistência e relevância para a tag utilizada.

3. Utilizar muitas hashtags

Outro erro muito comum é usar muitas hashtags. A escolha das hashtags ideias deve ser adequada a quantidade de hashtags utilizadas. O uso das tags de forma exagerada pode diminuir e muito o engajamento.

Mas você deve estar se perguntando: quantas hashtags posso usar no Instagram?

O limite estipulado pelo Instagram é de 30 hashtags por publicação.

Não existe um número ideal de hashtags. Como já dito anteriormente, elas precisam ser relevantes, de qualidade e ter a ver com o seu conteúdo.

Segundo Neil Patel, especialista em SEO, a quantidade recomendada é de menos 10 hashtags, caso contrário o post pode ser entendido como spam pelo Instagram diminuindo drasticamente a interação com o conteúdo.

Como não há nada definido sobre o assunto, faça testes e sempre pesquise hashtags que façam sentido para o público que te segue, afinal, porque não apostar nas técnicas de SEO também para o Instagram.

4. Não variar as hashtags

Uma má prática que ainda é muito cometida é usar sempre as mesmas hashtags nas publicações.

Variar no uso das hashtags é importante para que o Instagram não veja o sua publicação com spam. E por mais que você tenha um nicho, nem sempre os posts serão sobre a mesma coisa, não é mesmo?

Por isso, é importante documentar as hastas mais importante em espécies de categorias diferentes para que sejam utilizadas de acordo com o tema de cada publicação.

DICA BÔNUS: usar hashtags na legenda ou nos comentários?

Este é um grande mistério do Instagram. De fato, a rede social nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Há quem diga que postar as hashtags nos comentários diminui o alcance das publicações.

Outros especialistas as utilizam na legenda e dizem que possuem um bom engajamento.

Mais uma vez, a resposta para esta pergunta é: teste.

Faça variações no uso das hashtags nos comentários e nas legendas e sinta como será o desempenho dos posts. Só assim será possível saber onde as hashtags performam melhor.

Além disso, é fundamental entender que o uso das hastags deve está atrelado a toda estratégia de marketing de conteúdo no Instagram e não apenas em onde elas serão utilizadas.

 

Como criar hashtags para sua marca?

Você já entendeu a importância do uso estratégico das hashtags, não é mesmo?

Agora que tal colocar a mão na massa e criar sua própria hashtag?

Criar hashtags próprias para o seu perfil ou negócio ajuda a criar um diferencial  por meio delas. Confira o passo a passo para criar sua própria hashtag no Instagram:

Passo 1: defina o objetivo da sua hashtag. Ela será para gerar buzz, iniciar uma discussão, promover um produto?

Passo 2: Após definido o objetivo, verifique se a hashtag escolhida já está sendo usada por outro perfil ou marca

Passo 3: analise também se a hashtag escolhida não possui outro significado que pode ser negativo;

Passo 4: promova a hashtag junto ao seu público-alvo e mostre a importância de sempre utilizá-la de acordo com o objetivo definido no passo 1.

Agora que você sabe tudo sobre hashtags no Instagram é só aplicar as dicas listadas aqui em suas publicações e ver o engajamento de seus posts crescerem ainda mais.

 


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