Lula faz visita política ao Oriente Médio

Em Israel imprensa chama Presidente Brasileiro de profeta do futuro


12/03/2010 00h00

Política, muita política, investimentos bilionários, segurança e construção civil orientarão a visita, com comitiva de ministros e empresários, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Israel, territórios palestinos e Jordânia, na semana que vem. Israel comunicou ao governo brasileiro a intenção de destinar US$ 1 bilhão para apoiar exportações e investimentos israelenses dirigidos ao Brasil. Grandes construtoras brasileiras seguem com Lula, interessadas em projetos bilionários de infraestrutura na Jordânia e Palestina.

Embora acompanhada de seminários empresariais em todas as etapas, a visita de Lula tem caráter eminentemente político. Como parte do esforço de ampliação do alcance da política externa, Lula quer " sinalizar o interesse brasileiro " em participar no processo de paz no Oriente Médio, segundo o porta-voz Marcelo Baumbach. " É a primeira visita oficial de um chefe de Estado a Israel " , ressaltou o porta-voz , " e ocorre em um momento em que o Brasil se aproxima dos países do Oriente Médio e atua na busca de uma solução para o conflito palestino " .

Em Israel, Lula fará um programa sugerido pelas autoridades locais, incluindo encontros com o presidente do país, Shimon Peres, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o presidente do Congresso, Reuven Rivlin e a líder da oposição, Tzipi Livni. Participará de cerimônias simbólicas, como uma visita ao Museu do Holocausto, receberá uma delegação da Universidade Hebraica e terá encontro com o escritor Amos Oz. Enquanto isso, a comitiva de cerca de 70 executivos busca negócios.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!