Procura do consumidor por crédito recua 9,4% em fevereiro, aponta ACSP

A procura do consumidor brasileiro por crédito apresentou queda de 9,4% em fevereiro deste ano, frente a janeiro. Por outro lado, na comparação com fevereiro do ano passado, o movimento foi 5% maior.


11/03/2010 00h00

Os dados, que foram divulgados nesta quinta-feira (11), são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que é composto por 25 milhões de registros.

De acordo com o economista da ACSP, Marcel Solimeo, o resultado indica que as vendas em fevereiro mantiveram a recuperação iniciada em outubro de 2009 no segmento de bens de maior valor, em razão da expansão do crédito e estímulos fiscais em alguns setores. Além disso, a queda em relação a janeiro é sazonal, pois o mês de fevereiro é mais curto e os feriados de Carnaval afetam as vendas.

"As perspectivas para o ano continuam favoráveis, desde que o crédito se mantenha disponível, assim como os prazos mais longos do crediário, ainda que ocorra um eventual aumento gradativo dos juros", afirmou o economista.

Regiões

A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme, pois o Norte apresentou uma expansão de 12,4% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. No Nordeste e Sul houve alta de 11,9%, em ambas as localidades, ante aumento de 2,9% no Sudeste. Já na região Centro-Oeste, houve queda de 7%.

Fonte: Infomoney


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!