Cheque especial: taxa de juros é a maior desde julho de 2009

Com a alta registrada em fevereiro, a taxa de juros do cheque especial atingiu o maior nível desde julho de 2009.


11/03/2010 00h00

No mês, segundo dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a taxa subiu dos 7,32% ao mês (133,44% ao ano), em janeiro deste ano, para 7,38% ao mês (135,1% ao ano) em fevereiro.

A taxa não era tão alta desde que atingiu 7,44% a.m. (136,39% a.a.) em julho do ano passado. Desde então, ela vinha sofrendo sucessivas quedas, exceto em outubro, quando teve uma leve alta, mas que chegou aos mesmos 7,38%.

É importante lembrar que as taxas variam - e muito - de banco para banco, o que faz com que o gasto com juros seja muito diferente no uso do cheque especial. Segundo a Pro Teste - Associação de Consumidores - o custo do cheque especial pode variar mais de nove vezes, dependendo da instituição financeira.

Descontrole
Mesmo com os altos juros e havendo outras alternativas disponíveis, uma parcela grande dos brasileiros ainda usa o cheque especial para fechar as contas ao final do mês. Muitos deles consideram o limite do cheque especial parte de sua renda, o que pode acabar levando ao descontrole e, consequentemente, ao endividamento.

Especialistas salientam que as menores taxas costumam estar disponíveis para clientes de alta renda. Portanto, ao precisar de um dinheiro extra, só se deve recorrer ao cheque especial quando não houver outra saída. Alternativas como desconto em folha (empréstimo consignado) e crédito pessoal costumam ser mais baratas.

Saindo das dívidas
Para quem já possui dívidas no cheque especial, o empréstimo consignado ou crédito pessoal podem ser uma forma de “trocar a dívida cara por uma mais barata”, com taxa de juros menores.  Quem fizer essa opção deve analisar com atenção o contrato feito com o banco e o valor da taxa cobrada pelo empréstimo.

Outra forma de evitar novos problemas é pedir que a instituição cancele essa linha de crédito, encerrando o limite do cheque especial. Para isso, porém, é necessário que o cliente negocie seus débitos atuais com a instituição financeira.

Autor: Infomoney


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!