Canais da Baixada com verbas da União para recuperação

É uma antiga reivindicação do setor rural de Campos que vem sofrendo com o abandono dos canais da Baixada Campista


10/03/2010 00h00

Canais da Baixada com verbas da União para recuperação

As obras de limpeza dos canais de drenagem e irrigação abrem a perspectiva da recuperação econômica dos produtores rurais da Baixada, informa o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo. Ele cita que os investimentos do Estado, com verbas obtidas pela Prefeita Rosinha Garotinho junto aos Ministérios da Cidade e da Integração Nacional, em fevereiro de 2009, podem representar alívio as produtores, se o projeto técnico contemplar a bacia do Canal Campos-Macaé, além do sistema São Bento, que tem canais importantes como o de Coqueiros.

Eduardo diz que uma equipe do governo municipal, formada por representantes das secretarias de Defesa Civil, Agricultura, Meio Ambiente, Obras e pelo Fundecam, vai solicitar ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea), que vai gerar as obras da empresa Odebrechet, acesso ao projeto detalhado de intervenções. “Hoje, se for como o divulgado, mais de 50% dos produtores rurais da Baixada e de empreendedores do Fundecam estariam fora do benefício deste projeto”, conta Crespo.

O presidente do Fundecam lembra que o município se encontrava inadimplente com a União, por dívidas herdadas da gestão anterior, tendo sido necessário um convênio com o governo do estado para liberação das verbas. Rosinha esteve com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, em agenda em Brasília, nos dias 10 e 11 de fevereiro, em 2009, para tratar da liberação dos recursos. Em 10 de junho do ano passado, a União assinou convênio com o Estado, para viabilizar os repasses a Campos, de forma indireta.

O presidente do Fundecam acredita que os recursos podem mudar a realidade de perdas acumuladas por cheias e secas, alternadas, na região da Baixada, se forem “tecnicamente discutidos com a comunidade pelo Inea e pelo governo estadual” .

- Estamos acompanhando agora a apresentação do projeto técnico e esperamos que os recursos possam recuperar a malha atual de canais já existentes. Existe questões como as comportas do rio Paraiba, que precisamos saber se vão ser recuperadas ou não - pontua Crespo.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!