Projeto patrocinado pela Petrobras qualifica professores de Campos

Projeto tem como base as pintura de Portinari e faz grande sucesso por onda passa


10/03/2010 00h00

Projeto patrocinado pela Petrobras qualifica professores de Campos

O Projeto Bauzinho de Portinari, patrocinado pela Petrobras, iniciou, nesta quarta-feira (10), o seminário que vai qualificar professores da rede pública do município de Campos dos Goytacazes para a utilização da obra do artista em sala de aula. Durante dois dias, duzentos professores de 47 escolas da cidade serão orientados sobre como interagir disciplinas como literatura, história, geografia, química e física a obra de Cândido Portinari.

O projeto inclui ainda a exposição “O Brasil de Portinari”, em que são apresentadas 25 réplicas digitalizadas de quadros como “Descobrimento”. Durante a abertura da exposição – em cartaz no Palácio da Cultura até a próxima sexta-feira (12) – a sub-secretária de Educação de Campos dos Goytacazes, Dayse Tavares Teixeira, ressaltou a importância em se iniciar “o ano letivo com uma parceria que já é um sucesso”, lembrando de outros programas sociais patrocinados pela Petrobras como o Petrobras Programa de Criança e o Programa de Leitura Petrobras Bacia de Campos.

A coordenadora de Arte da rede municipal de Educação do município, Jane Rangel de Andrade, informou que o projeto Bauzinho de Portinari servirá de insumo para outra iniciativa:

- Em novembro próximo realizaremos uma mostra de arte envolvendo todas as escolas da rede pública de ensino, em que cada uma apresentará um baú de memórias produzido pelos próprios alunos, em que trabalharemos a memória afetiva e cultural daquelas comunidades, disse.

Presente ao seminário, a instrutora de teatro Iara Lima, ressaltou que “o uso da obra de Portinari será eficaz para o aprendizado dos alunos porque o trabalho dele tem um olhar social muito forte. Portinari sempre retratou as classes mais simples, por isso todos se identificam com sua obra. E as crianças também se veem retratadas, pelo uso de cores fortes e pelas brincadeiras infantis recorrentes em sua obra”.

A exposição estará aberta para visitação pública até a próxima sexta-feira, das 9 às 17h.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!