Comércio fecha as portas em defesa dos royalties

Em Campos, a mobilização na praça São Salvador, no Centro, começou as 16h e promete parar a cidade

04/03/2010 00h00

A possível aprovação na Câmara federal do projeto de partilha dos royalties do petróleo está mobilizando nesta quarta-feira os municípios da região.

Comerciantes fecham os estabelecimentos a partir do horário marcado. Neste período, funcionarão apenas os serviços e emergência, em protesto que envolve também as entidades da sociedade civil organizada. Representantes de municípios do Espírito Santo que também seriam afetados caso a emenda seja aprovada prometeram vir a Campos e participar.

A Empresa Municipal de Transportes (Emut) e a Guarda Civil Municipal montaram esquema especial para o trânsito nas proximidades da Praça São Salvador, onde já foi montado o palanque oficial para manifestação das autoridades e do público.

A Guarda Civil Municipal  e a Polícia Militar vão atuar com esquema especial com um total de 145 homens. De acordo com o comandante da Guarda, major Francisco Melo, a GCM vai atuar com 85 homens e a PM com 60, conforme entendimento com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Gilmar Barros.

Mudanças no trânsito - A partir das 6h vai estar impedida a parada de veículos na avenida XV de Novembro (Beira Rio), no trecho entre a rua Gesteira Passos e o Pavilhão de Regatas. Também na pista sentido Centro-Pecuária estará impedida a parada entre o Teatro de Bolso e o estacionamento da antiga Santa Casa de Misericórdia, em frente a agência Central do Banco do Brasil. Já a partir das 14h, todo o trânsito em torno da Praça São Salvador será interditado por conta da manifestação.

Foto: Folha da Manhã