Defesa Civil determina demolição da Casa Terra

Proprietários serão notificados e demolição deve ocorrer quando o tempo melhorar

03/03/2010 00h00

A secretaria de Defesa Civil decretou nesta quarta-feira (3), a demolição do prédio da antiga Casa Terra. A decisão foi anunciada em reunião que aconteceu na sede da Defesa Civil, onde estiveram presentes representantes o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Município (Copam), Orávio de Campos Soares, além de comerciantes que tem estabelecimento próximo ao prédio que vai ser demolido.

Segundo o secretário, Marco Soares, agora cabe ao órgão notificar o proprietário da antiga Casa Terra o que será feito nesta quinta-feira (04). “A secretaria de Defesa Civil tem o poder de decretar demolição do prédio se houver risco iminente de desabamento, mas preferimos consultar os demais órgãos competentes, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), Copam e secretaria de Obras e Urbanismo,  também responsáveis por patrimônios históricos na cidade. Chegamos a um acordo e todos deram o aval para a demolição, já que se trata de preservação de vidas”, explica.

Depois de notificado, o proprietário da Casa terra terá três dias úteis para agir o processo burocrático, que consiste na demolição do prédio, na secretaria de Obras. Marco explica que a demolição se trata de médio porte, tendo que haver interdição da rua Carlos de Lacerda, onde se localiza o prédio. “O que é de responsabilidade da Defesa Civil já fizemos, que foi a decisão de demolição e interdição temporária nos arredores do prédio. Agora cabe somente aos proprietários efetuarem o que foi decretado”. afirma.

Um dos proprietários de lojas que ficam ao redor do prédio da antiga Casa Terra, Marco Aurélio Rodrigues, informa que por causa do risco de desabamento suas vendas reduziram em até 50%. “O prédio oferece risco de vida às pessoas, o que acaba prejudicando o comércio ao redor. Por isso estamos de acordo com a melhor decisão a ser tomada em relação ao prédio”, destaca o comerciante.