Petros diz ter condições de acompanhar capitalização da Petrobras

Fundo de Pensão garante que está preparado para a grande arrancada da maior empresa brasileira

03/03/2010 00h00

A Petros tem musculatura suficiente para acompanhar a capitalização da Petrobras. A afirmação foi feita pelo presidente do fundo de pensão, Wagner Pinheiro, que disse ainda que a intenção da Petros é não ser diluída no processo.
" Temos espaço para acompanhar o aumento de capital e manter nossa participação, que é pequena, mas importante de ter " , comentou Pinheiro, que participou de evento sobre sustentabilidade no investimento realizada na sede da Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro.
Questionado sobre a possível participação da Petros no leilão da hidrelétrica de Belo Monte, Pinheiro revelou que há um interesse na concorrência e que a atuação do fundo se dará por intermédio da CPFL, empresa na qual o fundo tem uma fatia relevante, com participação no bloco de controle.
" A infraestrutura é alternativa de longo prazo para substituir os títulos públicos federais. O setor garante um fluxo de caixa adequado para pensar no longo prazo " , acrescentou o executivo. Segundo ele, a Petros entraria como parceira da CPFL em um eventual consórcio ou garantiria suporte financeiro para a empresa no momento em que ela tiver de aportar capital.
Pinheiro também se mostrou otimista em relação à retomada das aberturas de capital na Bovespa e assegurou que a Petros está atenta a esse tipo de processo. De acordo com ele, os preços dos ativos estão mais baratos do que no boom de ofertas iniciais de ações anterior à crise financeira internacional.