Unica vê alta de mais de 10% na produção de açúcar na nova safra

Cenário é de alta da produtividade e possível recuperação de preços.Para executivo, preços devem se subir porque consumo supera produção


03/03/2010 00h00


A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) estima que a produção de açúcar do Brasil vai saltar mais de 10% na safra 2010/2011, em meio a uma alta da produtividade e a uma esperada recuperação nos preços globais.
 
Segundo Eduardo Leão de Sousa, diretor-executivo da Unica, a produção de cana do país deve subir 10%, em linha com outras estimativas do mercado. Ele destacou que a quantidade de açúcares totais recuperáveis também vai subir.
 
"Deveremos ter pelo menos 140 quilos por tonelada de açúcar recuperável", disse ele em uma conferência de commodities na capital australiana nesta quarta-feira (3).
 
Isso significaria um aumento de cerca de 8% ante a safra 2009/2010, em que a taxa de açúcares totais recuperáveis está em torno de 130 quilos por tonelada. Até a primeira quinzena de fevereiro em 2009/10, o Brasil moeu 532,5 milhões de toneladas.
 
"Devemos também esperar um aumento da taxa de crescimento para açúcar e etanol que será maior do que a de cana, devido aos ganhos na produtividade que esperamos, deve ser muito mais de 10% que esperamos para o crescimento da cana-de-açúcar", completou ele.
 
Altas e baixas
Os preços do açúcar têm enfrentado uma montanha-russa. Desde que atingiram uma máxima de 29 anos de 30,40 centavos de dólar em 1º de fevereiro, o açúcar bruto recuou 30,52%.
 
Mas Sousa, repetindo outros panoramas altistas apresentados na conferência, disse que os preços devem se fortalecer porque o consumo global ainda supera a produção, apesar da controversa medida da União Europeia no mês passado de exceder suas cotas de exportação.
 
Além disso, disse ele, a produção foi afetada por safras mais fracas no ano passado tanto no Brasil quanto na Índia, o maior consumidor mundial de açúcar e o segundo maior produtor


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!