Consumidores dos países emergentes comprarão mais eletrônicos que ricos

Consumidores dos países emergentes estão duas vezes mais dispostos a comprar novas tecnologias que usuários de países desenvolvidos.


02/03/2010 00h00

A conclusão é de uma pesquisa da Accenture, que revelou ainda uma disposição maior na população dos países em desenvolvimento em pagar um pouco mais por produtos amigáveis ao meio ambiente, em comparação com os ricos.

Para identificar os comportamentos em relação aos produtos “high tech”, foram ouvidas 16 mil pessoas, em quatro países desenvolvidos (Estados Unidos, Alemanha, Franca e Japão) e quatro emergentes (China, Índia, Malásia e Singapura).

Emergentes x ricos

Em comparação com os dos países ricos, os consumidores das economias emergentes estão 2,5 vezes mais propensos a adquirir um smartphone em 2010. Foram 52% dos entrevistados contra 20%.

No ano passado, mais da metade (67%) dos entrevistados nos países em desenvolvimento disse ter comprado um smartphone, contra apenas 32% nos países desenvolvidos.

Outras tecnologias

Mais da metade dos consumidores disse ter jogado, pelo menos de vez em quando, videogame em dispositivo portátil (58% contra 28%).

O número de pessoas que se conectaram com outras por meio de redes sociais foi quase o dobro: 69% contra 38%.

Mesmo com a crise financeira internacional, 85% dos entrevistados adquiriram eletrônicos no ano passado. Nos mercados emergentes, inclusive, a disposição por pagar mais caro por produtos ecologicamente corretos é maior que nos países ricos, aponta a pesquisa.

Autor: Infomoney


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!