OCDE: apenas 10% dos brasileiros treinam para abrir um negócio

Apenas 10% da população entre 18 e 64 anos no Brasil treina para abrir um negócio próprio, revelou uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).


02/03/2010 00h00

O País está à frente apenas da Turquia e da Romênia, em uma lista de 21 nações. A Finlândia lidera o ranking, uma vez que quase metade de sua população entre 18 e 24 anos treina para abrir o próprio negócio.

A pesquisa denominada EIP (Entrepreneurship Indicators Programme) possui dados dos anos de 2006, 2007 e 2008, sendo que foi elaborada em 2009 e divulgada em fevereiro deste ano. Pela primeira vez ela apurou dados sobre o Brasil.

Currículo tradicional

De acordo com a pesquisa, cursos específicos de empreendedorismo normalmente não fazem parte do currículo tradicional das escolas, embora a situação esteja mudando em algumas partes do mundo, que implementam a disciplina no Ensino Superior e, até mesmo, no Ensino Médio e Fundamental.

“Dependendo do nível deste treino, a educação pode aumentar as habilidades necessárias para o sucesso ao criar um negócio”, diz a pesquisa.

“A presente pesquisa mostra que poucas pessoas receberam um treino específico de empreendedorismo durante ou depois da escola. Na maioria dos países, menos que um quarto da população entre 18 e 64 anos indicaram ter participado de um treinamento para abrir uma empresa”.

Ensino Superior

Os dados mostram ainda que o Brasil peca no número de pessoas no Ensino Superior, com cerca de 10% das pessoas entre 25 e 64 anos que fizeram uma faculdade. O Canadá lidera esta lista, com pouco menos da metade da população nesta faixa etária com graduação.

Ainda em relação à educação, o estudo revelou que ela tem se tornado cada vez mais internacional, o que favorece o empreendedorismo. Em 2007, 3 milhões de graduados estavam fora de seu país. “Como conhecimento e habilidades, a experiência internacional tem se tornado uma competência importante para o empreendedorismo”, diz a OCDE.

Autor: Infomoney


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