Lula anuncia viagem a Israel

Objetivo é intensificar as relações comerciais entre os dois paises segundo informou o Itamarati

02/03/2010 00h00

O governo quer aproveitar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Israel, neste mês, para aumentar os laços de comércio e firmar acordos de cooperação em inovação com aquele país, informou o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, que chega hoje a Tel Aviv para uma rodada de encontros com autoridades israelenses.
Barral acredita que o Brasil poderá beneficiar-se dos fundos destinados por Israel para investimentos em pesquisa e desenvolvimento industrial, que somam US$ 500 milhões anuais. Entre as áreas onde o secretário vê grande potencial de associação entre empresas brasileiras e israelenses estão o setor farmacêutico, equipamentos médicos e de software.
O comércio entre os dois países é ainda pequeno; as exportações brasileiras a Israel caíram de pouco menos de US$ 400 milhões em 2008 para US$ 270,5 milhões no ano passado, na maior parte carne e derivados e commodities, como soja, café e açúcar. O Brasil importa mais: US$ 1,2 bilhão em 2008 e US$ 651 milhões no ano passado, quase metade em fertilizantes, e também produtos médicos, inseticidas e manufaturados.
Segundo o secretário, a grande abertura do mercado de Israel, com quase 70% das importações isentas de tarifas, torna o país um destino atraente para as empresas brasileiras. " A maior barreira é a da informação " , afirma. Para Barral, uma prioridade nos contatos comerciais com os israelenses é o estímulo às associações de investimentos e à troca de experiências em inovação. Em Israel há cerca de 300 fundos de capital de risco e 27 parques tecnológicos, com empresas de alta tecnologia como a Intel, que desenvolveu lá alguns de seus principais produtos.