Finalmente chove em Campos depois de quase dois meses

Incêndios em reservas florestais como o Parque do Desengano diminuiram e a previsão é de chuva para essa sexta-feira


25/02/2010 00h00

A estiagem decidiu dar uma trégua no Norte Fluminense hoje, quando choveu depois de 58 dias de seca, mas deixa um rastro de prejuízos ainda não calculados. Exatamente ontem três áreas de preservação ambiental tinham focos de incêndio, e acreditasse que a chuva que caiu forte no meio da tarde pode ter conseguido o que os bombeiros há três dias tentavam em vão.
Desde terça-feira a reserva biológica de Poço das Antas , em Silva Jardim, onde se reproduzem os micos leões dourados, espécie ameaçada de extinção, convivia com um incêndio que consumiu 25% de sua área. Bombeiros de quatro Quartéis tentavam apagar o fogo. A administração da reserva afirmou que os prejuízos são irreparáveis. Os micos leões adultos tem desenvoltura para escapar do fogo, mas recentemente ouve reprodução e filhotes podem ter morrido.
No Parque Estadual do Desengano, que engloba Campos, São Fidélis, Itaocara e Santa Maria Madalena, os bombeiros tentavam apagar ontem um grande incêndio próximo ao distrito de Rio Preto, em Campos. As chamas já avançavam sobre propriedades rurais. O Parque do Desengano é a maior reserva de mata atlântica do estado, e este foi o segundo incêndio registrado esse ano.
Em Macaé também  bombeiros tentavam apagar um incêndio na Serra da Piedade a 50 quilômetros da área urbana. A chuva de ontem foi forte, porém rápida. A previsão é de que chova amanhã em toda a região. No município de Campos a área mais castigada é a Baixada Campista, onde dezenas de bovinos morreram de sede. Lavouras de cana-de-açúcar foram perdidas e a produção de leite caiu em mais de 70%.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!