Um setor que enfrenta para imine a tudo

Usiminas gasta R$ 130 milhões para crescer no ramo de construção civil

25/02/2010 00h00

A Usiminas anunciou a compra de participação em duas empresas que atuam no segmento de estruturas de aço e telhas metálicas. Por 30,7692% da Codeme Engenharia e igual fatia na Metform, a siderúrgica vai desembolsar R$ 129,6 milhões.

"A associação alinha-se ao plano estratégico da Usiminas de agregar valor aos seus produtos e aos seus eixos de negócios, ampliando sua participação no mercado de construção civil de forma significativa", disse a companhia em Fato Relevante.

As companhias são sociedades de capital fechado sediadas em Betim (MG) e são controladas por Codepar e Isa Participações. Do valor a ser pago, 25% será aportado em dinheiro e 75% em fornecimento de aço.

A Codeme atua no mercado de construção em estruturas de aço e no ano passado obteve um faturamento de R$ 180 milhões. Já a Metform fabrica e comercializa telhas metálicas, " steeldeck " e sistemas de cobertura e registrou faturamento R$ 59 milhões no ano passado.

"Com este investimento, a Usiminas visa maximizar as sinergias existentes dentro das empresas de seu conglomerado, potencializar o seu portfólio e atuar num mercado em expansão, tanto no segmento industrial privado quanto nos programas do governo nas áreas habitacional, turismo, de petróleo e gás, além dos investimentos a serem realizados para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas", concluiu a Usiminas.

Hoje, a empresa mostrou seus resultados trimestrais. Entre outubro e dezembro, o lucro líquido consolidado da Usiminas somou R$ 633 milhões, montante 32% menor que o registrado em igual período de 2008.