superávit primário atinge R$ 16,185 bi em janeiro

Número é considerado positivo pelos economistas do governo

25/02/2010 00h00

O setor público consolidado registrou em janeiro deste ano superávit primário (economia do governo para o pagamento dos juros da dívida externa) de R$ 16,185 bilhões, de acordo com dados divulgados hoje pelo Banco Central (BC). Em janeiro do ano passado, a economia do setor público - que compreende os dados das contas fiscais do governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central), mais os Estados e municípios e as empresas estatais - foi de R$ 7,358 bilhões.

Para o resultado do mês passado, o governo central contribuiu com um superávit de R$ 13,538 bilhões; os governos regionais, com R$ 2,691 bilhões; e as empresas estatais registraram déficit primário de R$ 441 milhões, basicamente por causa do saldo negativo das estatais federais, que tiveram déficit de R$ 342 milhões. No acumulado em 12 meses encerrados em janeiro, a economia do setor público foi de R$ 73,344 bilhões, o equivalente a 2,32% do Produto Interno Bruto (PIB). Até dezembro de 2009, o superávit primário em 12 meses estava em 2,06% do PIB.

O setor público registrou em janeiro superávit nominal de R$ 2,201 bilhões. A economia após o pagamento de juros ocorreu principalmente no governo central, que teve saldo positivo de R$ 1,780 bilhão. Os governos regionais, por sua vez, tiveram superávit nominal de R$ 684 milhões. Já as empresas estatais tiveram déficit nominal de R$ 263 milhões. Em janeiro do ano passado, o setor público registrou déficit nominal de R$ 7,497 bilhões. No acumulado em 12 meses, encerrados em janeiro de 2010, o resultado nominal está negativo em R$ 94,924 bilhões, o correspondente a 3% do PIB. Até dezembro, esse saldo nominal era negativo em 3,34% do PIB.