Inadimplência recua pelo 2º mês e tem menor valor desde abril de 2009

Em janeiro deste ano, inadimplência geral caiu para 5,5%.Taxa recuou por conta das operações com pessoas físicas.

24/02/2010 00h00

A taxa geral de inadimplência, que inclui todas as operações em bancos (pessoas físicas e empresas), recuou de 5,6%, em dezembro do ano passado, para 5,5% em janeiro deste ano, informou nesta quarta-feira (24) o Banco Central.

Segundo a autoridade monetária, esse foi o segundo mês consecutivo de queda da taxa de inadimplência, que chegou ao menor patamar desde abril do ano passado (5,2%). A inadimplência do BC contabiliza operações de empréstimos com atraso superior a 90 dias.

A queda da taxa geral em janeiro se deve às operações dos bancos com pessoas físicas, cuja inadimplência somou 7,7% em janeiro, contra 7,8% em dezembro. Esse valor é mais baixo do que o registrado em todo ano de 2009. Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas ficou estável em 3,8% em janeiro - mesmo valor de dezembro do ano passado.