Armando Monteiro vai deixar a presidência da CNI

Ele sai em julho para se dedicar a disputa de um cargo político e o novo presidente será Robson Andrade, de Minas Gerais

24/02/2010 00h00

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, anunciou ontem que deixa o cargo em 1º de junho para se dedicar à campanha eleitoral ao Senado, pelo PTB de Pernambuco. Seu substituto será o presidente da Federação de Minas Gerais (Fiemg), Robson Andrade.

A declaração foi feita em evento informal na CNI. Diretores e presidentes das federações comemoravam o aniversário de Monteiro, que completa 59 anos hoje.

Inicialmente, a permanência de Andrade no cargo é uma interinidade - até outubro, quando termina o segundo mandato de Monteiro à frente da CNI e será realizada eleição do novo presidente. Com apoio de Monteiro, há um movimento de setores do empresariado para que o presidente da Fiemg seja eleito para um mandato completo (quatro anos).

Andrade é um dos vice-presidentes da CNI. O primeiro vice, Paulo Skaff, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), estará impedido de substituir Monteiro na interinidade porque também deve disputar as eleições. Ele é pré-candidato a governador do Estado de São Paulo pelo PSB