Desemprego teve uma leve alta segundo números do Dieese

Isso acontece um mês depois que uma taxa mínima recorde nas principais capitais do país

24/02/2010 00h00

Depois de alcançar em dezembro a menor taxa da história, de 12,5%, a taxa de desemprego registrou leve alta no conjunto das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em janeiro. Nesses locais, a taxa de desemprego foi estimada em 12,6% em janeiro.

Apesar da alta, a taxa é a menor para um mês de janeiro desde o início da pesquisa, em 1998.

O número de desempregados nas seis regiões (Distrito Federal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo) foi estimado em 2,528 milhões de pessoas, abaixo dos 2,532 estimados no mês anterior. A taxa de desemprego ficou maior, no entanto, porque a população economicamente ativa estimada nesses locais também ficou menor, passando de 20,206 milhões para 20,063 milhões.