Vendas do varejo cresceram 5,9% em 2009, mostra IBGE

Supermercados e alimentos responderam por maior parte da expansão. Em dezembro, setor teve queda após sete meses de alta.


23/02/2010 00h00

As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram queda de 0,4% em volume na passagem de novembro para dezembro, no primeiro recuo desde abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o setor fechou o ano com expansão de 5,9% - abaixo da taxa de 9,1% registrada no ano anterior.

Na comparação com dezembro de 2008, houve expansão de 9,1% em volume de vendas. Em receita, o mês de dezembro viu queda de 0,4%. Já o ano de 2009 teve alta de 10,0%.

No ano passado, o segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta e 8,3%, foi o maior responsável pela expansão do varejo, respondendo por 67,8% da taxa anual. “Este desempenho reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população decorrente do aumento da massa de salário da economia (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito”, diz o IBGE em nota.

O segundo maior impacto veio de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 8,4%, respondendo por 11,9% da taxa global. Também pesaram positivamente os segmentos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior; móveis e eletrodomésticos, com variação de 2,1% no volume de vendas; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que obteve acréscimo no volume de vendas de 10,6% sobre o ano de 2008; combustíveis e lubrificantes, com alta de 0,8%; e livros, jornais, revistas e papelaria (9,6%).

Apenas dois segmentos tiveram queda no volume de vendas em 2009 na comparação com o ano anterior: material de construção (-5,9%), influenciado pela crise financeira, que reduziu a atividade industrial; e tecidos, vestuário e calçados (-2,8%).


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