Número de cheques pré-datados diminui 1,31% em janeiro, diz TeleCheque

Contudo, muitos comerciante acreditam que era do cheque ainda vai durar por um bom tempo


23/02/2010 00h00

O número de cheques pré-datados diminuiu 1,31% no primeiro mês de 2010, na comparação com o mês anterior, revela estudo da TeleCheque divulgado nesta terça-feira (23).
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi maior, de 2,05%. O volume de cheques pré-datados emitidos em janeiro alcançou 79,28% do total dos pagamentos feitos com cheques realizados no período.
A entidade estima que, no primeiro semestre deste ano, o percentual de compras realizadas com pré-datados fique em 80,50% do total de cheques emitidos. “Em 2010, a confiança do varejista está mais alta em relação ao consumidor”, afirmou, por meio de nota, o vice-presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto.
“Este momento do mercado nacional, quando todos os índices de inadimplência vêm com fortes indícios de queda para o 1º semestre, incentiva o consumo e as expectativas de aumento das vendas”, completou.
Alternativa de crédito
Praxedes estima que o volume de cheques pré-datados tenha alcançado R$ 2,15 trilhões em 2009 – um aumento de 10,8% na comparação com o ano anterior. Ainda considerando os dados acumulados do ano passado, o vice-presidente da TeleCheque estima que 78,26% do total de cheques emitidos sejam de pré-datados.
Para ele, os varejistas estão cada vez mais conscientes “de seu papel social para o crescimento do consumo consciente, oferecendo crédito aos consumidores diretamente, por meio de cheques pré-datados e crediário próprio, facilitando o consumo da população que tem dificuldade de acesso às modalidades de crédito oferecidas com intermediação do mercado financeiro”.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!