Cosan-Shell podem resultar em outras parcerias para o etanol

Observação foi feita no Rio de Janeiro pelo presidente da BR Distribuidora, a principal subsidiária da Petrobras


23/02/2010 00h00

A parceria entre o grupo sucroalcooleiro Cosan e a petroleira Shell pode estimular movimentos de aquisições no mercado brasileiro de distribuição, afirmou nesta segunda-feira o presidente da BR Distribuidora, José de Lima Neto.Segundo ele, há espaço para novas consolidações no mercado brasileiro.
Dados da própria BR Distribuidora, braço de distribuição de combustíveis da Petrobras, mostram que a estatal tem 38,4 por cento do mercado de distribuição, sendo que a venda de combustíveis em postos de gasolina representa 30 por cento do mercado.O restante da participação de refere à venda de combustíveis para grandes consumidores, como indústria e térmicas.
O grupo Ultra detém 18,8 por cento do mercado, enquanto que a Shell, 13,2 por cento. Já a Cosan possui 5,3 por cento, o que, somada à parcela da Shell na joint venture, a coloca em segundo lugar, ao lado do grupo Ultra.
-Antes eram as grandes majors do setor de petróleo mundial que atuavam no nosso mercado. Agora, houve uma grande mudança. A joint venture acirra a disputa entre o segundo e o terceiro lugar. Quando isso acontece, há sempre uma briga para ver quem se posiciona-, disse ele em palestra no Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).
-Isso é que nem na Fórmula 1. Não se pode deixar surgir o adversário no retrovisor, aí você tem que começar a acelerar. A dúvida é saber com que pedaço de outras empresas- concluiu Lima Neto.

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