Presépio gigante começa a ser montado

Os três Reis Magos e os camelos estão sendo montados na entrada da cidade nesta segunda-feira


23/11/2010 00h00

Previous Next

O presépio gigante que encantou o público no ano passado, volta a decorar a cidade neste Natal. Numa iniciativa da Campos Luz com o apoio da Secretaria de Cultura, e das Fundações Jornalista Cultural Oswaldo Lima e Teatro Trianon, as esculturas dos Três Reis Magos – Belchior (Rei da Pérsia), Gaspar (Rei da Índia) Baltazar (Rei da Arábia) – começaram a ser instaladas na tarde desta segunda-feira (22) na Estrada do Contorno, como aconteceu  ano passado, com muito sucesso, principalmente, junto à criançada. A montagem da outra parte do presépio, que reproduz o nascimento do Menino Jesus, também, começa esta semana na Praça São Salvador.

Com a coordenação do secretário de Cultura, Orávio de Campos, a montagem tem a direção artística do pintor Paulo Jorge Cabral de Melo. O trabalho deverá estar pronto nesta terça-feira (23), no final da tarde, inclusive ostentando uma iluminação especial, segundo projeto do presidente da Campos Luz, Álvaro Barbosa.
   
O projeto da artista plástica Dilma Carvalho, de Volta Redonda, empolga e surpreende pela perfeição das imagens e, principalmente, pelo tamanho. Os reis montados nos camelos ficam a quase quatro metros do solo. Na representação, os reis se aproximam do lugar onde nascera o Menino Jesus, numa estrebaria de Belém.
   
Evidências históricas - Embora alguns historiadores afirmem que não há evidências históricas da existência dos Três Reis Magos, eles são mencionados apenas em um dos quatro evangelhos, o de Matheus. O evangelista não especifica quantos são, nem afirma que sejam Reis; mas presume-se que eram mais de um porque a citação está no plural.

A intenção acabou prevalecendo como uma forma de simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos. A tradição vingou e permaneceu viva, mas foi apenas no século III que eles receberam o título de reis — possivelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72. "Todos os reis cairão diante d’Ele".

A própria Igreja reconhece tratar-se de uma simbologia e a sociedade os aceita como os enunciadores do Nascimento do Filho de Deus. Os Reis Magos permanecerão à entrada da  cidade até o dia 06 de janeiro, quando se comemora o Dia dos Santos Reis.

Fonte: www.campos.rj.gov.br


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!