Participação de estrangeiros na dívida interna registra nível recorde

Isso mostra que investidor estrangeiro está mais confiante na política econômica brasileira que ficou mais responsável

23/02/2010 00h00

A participação de estrangeiros na dívida pública interna subiu ao equivalente a R$ 114,45 bilhões, ou 8,74% do total. em janeiro deste ano, um nível recorde. Houve alta de cerca de 4,3% sobre a posição de R$ 109,7 bilhões (8,11% do total) vista em dezembro de 2009. A dívida pública mobiliária federal interna fechou o mês em R$ 1,355 trilhão.
O coordenador-geral da Dívida Pública no Tesouro Nacional, Fernando Garrido, justificou que "as boas condições macroeconômicas do país" contribuem para aumentar o interesse do investidor externo nos títulos públicos federais.
O motivo mais claro é a rentabilidade paga pelo Tesouro brasileiro, com juros entre os mais elevados em todo o mundo. Em tempos de taxas quase zero por causa da crise em outros países, os papéis brasileiros acabam atraindo a procura dos estrangeiros.
Mesmo com a taxação de 2% em Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) instituída em outubro do ano passado no ingresso de aplicações de fora em renda fixa, os rendimentos dos papéis do governo brasileiro ainda compensam para o investidor.
Garrido admitiu que "os juros são atraentes para as condições macroeconômicas do país". Ele divulgou que o custo médio da dívida pública interna ficou em 10,69% em janeiro, o mesmo registrado em dezembro de 2009.