Comércio perdeu R$ 55 bilhões com feriados

Feco0mércio do Rio faz balanço sobre os feriados de 2009 e chega a esse número aburso para a sociedade brasileira

22/02/2010 00h00

O setor de comércio, serviços e turismo deixou de faturar cerca de R$ 5,5 bilhões em 2009, devido aos 12 feriados ocorridos em dias úteis. Para cada feriado, o comércio perdeu uma média de R$ 4,5 bilhões.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro).

“Obviamente, a porta fechada é redução de consumo. E redução de consumo é diminuição de faturamento, a economia deixa de girar e é uma perda expressiva”, afirmou o coordenador de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes, de acordo com a Agência Brasil.

Comércio fluminense
Somente no estado do Rio de Janeiro, a estimativa é que os feriados em dias úteis provocaram uma redução no faturamento de R$ 8,1 bilhões ao setor. Para cada dia não trabalhado, a queda é de R$ 540 milhões.

Esse ano, a entidade calcula que as perdas no estado ficarão próximas de R$ 7 bilhões, valor inferior ao registrado no ano anterior.

“Você vai ter uma menor quantidade de feriados caindo em dias úteis. Há uma redução na estimativa final do valor perdido em termos de faturamento. Mas é um valor expressivo ainda”, declarou Gomes.

Elevação da mão-de-obra
A Fecomércio-RJ afirmou ainda que o decreto de feriados em datas que poderiam ser apenas comemorativas, como uma forma de homenagem, eleva o custo da mão-de-obra empregada pelo comércio em até 100%. Além disso, complementou dizendo que os estabelecimentos só podem abrir com permissão prévia de autoridade competente.

Contestação dos dados
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) contestou os dados divulgados pela Fecomércio-RJ. A entidade afirmou que a estimativa não reflete a realidade do setor.

“O comércio no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro e São Paulo, abre todos os feriados”, declarou o presidente da UGT, Ricardo Patah.

Ele disse ainda que, se o comércio vendeu menos, não foi por causa dos feriados, argumentando que os estabelecimentos costumam vender mais nesses dias.

Custo adicional
Para a UGT, o setor pode ter faturamento menor esse ano, mas isso não será resultado dos feriados, embora o trabalho nessas datas e nos domingos represente um custo adicional para os empresários.

“Se esse custo fosse tão alto, não haveria tanta briga, até na Câmara Federal, para manter a legislação permitindo abrir aos feriados. Se a área do comércio não pudesse abrir nos feriados, seria até melhor para nós, trabalhadores, porque muitos não querem trabalhar nos feriados. Mas, por conta da flexibilização da jornada de trabalho dos comerciários do Brasil inteiro, isso na realidade trouxe uma potencialização enorme para o comércio nas vendas”, finalizou Patah.