Economia deverá manter crescimento no primeiro semestre

Projeções são otimistas e devem ter reflexos nos mercados com valorização de vários papéis, segundo expectativas de analistas


22/02/2010 00h00

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica, que antevê, em um horizonte de seis meses, em que patamar se encontrará a economia brasileira, registrou queda de 0,1% em dezembro do ano passado, atingindo o valor de 100,1. Esta é a quarta queda mensal consecutiva.

De acordo com a Serasa, os resultados mostram que a economia brasileira continuará crescendo ao longo dos próximos meses e se manterá positivo neste primeiro semestre.

 
Ainda segundo a entidade, a diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial deve permanecer no território positivo. Porém, segundo os analistas, esse desequilíbrio tenderá a ser corrigido durante o segundo trimestre deste ano. 

Os técnicos da Serasa também acreditam que, apesar da diferença entre o PIB Real e o Potencial, o eventual ciclo de aperto monetário previsto para este ano deverá ser de baixa intensidade.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva pretende antever, em um período de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como atividade econômica, concessões reais de crédito aos consumidores e às empresas, e inadimplência da pessoa física e jurídica.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!