Bovespa opera em baixa nesta sexta-feira

Medida do BC chinês tira o ânimo dos investidores. Na quinta-feira, bolsa paulista teve quarto pregão de ganhos


12/02/2010 00h00

Depois de quatro pregões consecutivos de ganhos, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta sexta-feira (12), último dia de pregão antes do feriado de carnaval. Às 11h07, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 1,02%, aos 65.451 pontos.

O bom humor dos mercados foi interrompido por novas medidas restritivas na China. O banco central local anunciou mais cedo um novo aumento na taxa de depósitos compulsórios. Esta é a segunda vez no ano que o BC toma esse tipo de medida para conter o avanço do crédito, levantando dúvidas sobre uma possível redução no ritmo de crescimento da economia chinesa.

 A ação do BC chinês tira o foco dos investidores da redução das incertezas que vinham da Europa, onde, depois de duas semanas, a União Europeia resolveu ajuda a Grécia.

Em Wall Street, os indicadores também apontam para baixo. Além das discussões envolvendo a China, os agentes aguardam os dados sobre as vendas no varejo e confiança do consumidor. Na Europa, os principais índices registram quedas. Na Ásia, o dia ainda foi de alta, animado com a ajuda à Grécia. 

 No pregão de quinta-feira, a instabilidade foi elevada na primeira metade do pregão, mas as ordens de compra acabaram prevalecendo no período da tarde. Ao final do dia, o Ibovespa registrava alta de 1,66%, aos 66.128 pontos


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!