Moagem de cana cresce, mas produção de etanol cai no fim da safra

Dados da Unica mostram alta de 5,7% no processamento de cana.Produção de etanol, porém, caiu mais de 7% na 2ª quinzena de janeiro.


10/02/2010 00h00

A moagem de cana na região centro-sul do Brasil na temporada 2009/10, onde a maior parte da produção de álcool e açúcar se concentra, está 5,7% acima do mesmo período da safra anterior, informou nesta quarta-feira (10) a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
 No acumulado desta safra, que está chegando ao fim, o processamento de cana atingiu 529,6 milhões de toneladas até 1º de fevereiro, contra 501,1 milhões de toneladas no mesmo período de 2008/09.
 Apesar da alta da moagem, a produção total de etanol continua abaixo do mesmo período anterior, sofrendo um recuo de 7,3% até a segunda quinzena de janeiro, para 23 bilhões de litros, contra 24,9 bilhões no mesmo período da temporada anterior.
 As vendas de etanol hidratado sofreram uma redução significativa na segunda quinzena de janeiro, quando foram vendidos 427 milhões de litros, queda de 32,41% em relação ao volume entregue pelas usinas na quinzena anterior.
 “Essa retração nas vendas de etanol hidratado é reflexo natural do desequilíbrio que existia entre a oferta e a demanda do produto, o que provocou um novo patamar de preços no mercado. O que se observa hoje, portanto, é um nível de preço que reflete esta realidade", disse a Unica.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!