Com juros, preço de passagem aérea pode mais do que dobrar

Assunto interessa a executivos e turistas que muitas vezes não observam que estão pagando o dobro pela viagem


09/02/2010 00h00

Os juros cobrados para financiasr viagens podem fazer com que, ao terminar de pagar as prestações, a viagem tenha custado até 150% a mais, se comparada à cobrada à vista.
A análise é do especialista em transporte aéreo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro),  professor Respício do Espírito Santo Júnior. “Estamos em um País onde quaisquer juros são abusivos”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil.
Para ele, porém, as companhias aéreas e as financeiras não são as culpadas pelas altas taxas. Para o professor, o modelo adotado pelo País é o grande culpado.
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), hoje, as companhias podem cobrar o quanto quiserem, desde que o consumidor seja informado. Segundo a agência, o que vigora no setor é a liberdade de mercado. “A liberdade de marcado é tanto para baixo quanto para cima”, diz o especialista.
Preços podem subir
Em tempos de economia em recuperação, o professor acredita que há uma elevação natural dos preços. “Sempre que você tem um reaquecimento da economia, a maioria das empresas faz uma elevação dos preços, porque vai haver mais dinheiro circulando no mercado e no bolso das pessoas”, afirmou, ainda segundo a Agência Brasil.
Por conta disso, o docente aconselha ao consumidor pensar antes de decidir se vai optar pelo parcelamento. “Existem parcelamentos sem juros em prestações muito menores, de até seis vezes. Isso tem que ser levado em consideração”, diz.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!