Gafisa lucra R$55,3 mi no 4o tri e quer emitir R$1 bi em ações

Empresa tem investimento em todo o país, inclusive em Campos onde é responsável por vários projetos imobiliários

09/02/2010 00h00

A Gafisa, uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, divulgou ontem, segunda-feira, lucro líquido de 55,3 milhões de reais no quarto trimestre e anunciou que planeja fazer uma oferta primária de ações para levantar 1 bilhão de reais.
"Em vista do clima positivo da economia interna, o aumento da demanda por moradias e a expansão dos mercados de financiamento imobiliário público e privado, acreditamos que haja uma oportunidade significativa para expandir nossa presença no setor de habitação brasileiro de maneira lucrativa", afirmou a Gafisa no relatório que acompanha o balanço trimestral.
Para 2010, a empresa estima lançamentos de 4 bilhões a 5 bilhões de reais, o dobro de 2009. Do total previsto para este ano, de 40 a 45 por cento serão no segmento de baixa renda, por meio da Construtora Tenda, que acaba de ser incorporada pela Gafisa.
O lucro líquido da Gafisa no quarto trimestre ficou aquém do esperado pelo mercado. Quatro analistas consultados pela Reuters previam, em média, que a empresa registrasse lucro de 67,2 milhões de reais de outubro a dezembro.O resultado de outubro a dezembro se compara ao lucro de 12,8 milhões de reais no mesmo intervalo de 2008.
Originalmente, no início de 2009, a construtora havia reportado um prejuízo líquido de 12,6 milhões de reais para os três últimos meses de 2008.A receita líquida da Gafisa totalizou 897,5 milhões de reais no quarto trimestre, aumento de 60 por cento na comparação anual. As vendas contratadas no quarto trimestre totalizaram 1,05 bilhão de reais, com lançamentos de 1 bilhão de reais, representando altas de 79,1 por cento e de 55,1 por cento, respectivamente, contra um ano antes.
A Gafisa reportou um Ebitda ajustado de 174,7 milhões de reais nos três meses até dezembro, acima dos 82,3 milhões de reais um ano antes. A margem Ebitda saltou de 14,6 para 19,5 por cento.Para 2010, a construtora prevê margens Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) entre 18,5 e 20,5 por cento.
No acumulado de 2009, o lucro líquido da Gafisa quase dobrou ante o ano anterior, para 213,5 milhões de reais. A receita líquida subiu 73,7 por cento, atingindo 3 bilhões de reais. Os lançamentos no ano passado recuaram 45,2 por cento, para 2,3 bilhões de reais, enquanto as vendas contratadas aumentaram 26 por cento, chegando a 3,2 bilhões de reais.