Toyota anuncia recall de quase 400.000 carros híbridos

Anúncio foi feito hoje em nota oficial divulgada pela montadora japonesa considerada hoje a maior do mundo

09/02/2010 00h00

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira um recall de quase 400.000 veículos híbridos em todo o mundo, principalmente a última versão do Prius, por um problema no sistema de freios.Os modelos afetados pelo problema são o Prius, o SAI, o Lexus HS250h e o Prius PHV (uma versão do Prius pouco vendida, cuja bateria pode ser carregada em uma tomada comum).
A medida afeta 223.068 carros no Japão e 147.500 nos Estados Unidos, segundo a empresa, líder mundial do setor.
"A Toyota começarará a prevenir seus clientes nesta terça-feira por meio das concessionárias e estas aplicarão as medidas de reparo, uma intervenção de 40 minutos por carro, a partir de 10 de fevereiro", explica um comunicado divulgado pela montadora.
Após o anúncio, o presidente da Toyota afirmou em uma entrevista coletiva que que a empresa fará o possível para recuperar a confiança dos clientes.Akio Toyoda, que preside o grupo fundado por seu avô, anunciou ainda que viajará aos Estados Unidos para explicar o recall de milhões de veículos afetados por problemas técnicos.
"Lamento muito as inquietações e os problemas que criamos a respeito da segurança e da qualidade", declarou Toyoda."Vamos redobrar nosso compromisso com a qualidade, que constitui o centro de nossa empresa, sob minha direção".