Trem-bala fica pronto até Olimpíada de 2016

O Trem de Alta Velocidade que ligará Campinas ao Rio de Janeiro poderá estar pronto para operar até 2016

05/02/2010 00h00

Foi o que afirmou ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no balanço do terceiro ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

" Seguramente para a Olimpíada " , disse Dilma, ponderando que o ritmo das obras vai depender da empresa ou consórcio de empresas que serão escolhidos para executar o projeto, e das regras que ficarem estabelecidas.

O edital do leilão do Trem de Alta Velocidade, também conhecido como Trem Bala, será divulgado no dia 2 de março. A previsão é que o leilão ocorra em 2 de maio, disse a ministra. " Para a Copa, vamos ver se teremos trechos " já prontos. Ela citou que na China e na Coreia o trem começou a operar em " tempo menor " .
Ela disse que a obra pode ser entregue antes do prazo previsto, de 2015, se algum grupo asiático ganhar o leilão. "Acredito que os asiáticos tem uma cultura de fazer [a obra] em tempo menor. O TAV tem desafios de engenharia, mas também tem alguns desafios que são da capacidade das construtoras de fazer dentro do prazo. Existem casos em que houve uma construção mais acelerada", afirmou a ministra.