Juros futuros se ajustam para baixo, depois de ata do Copom

Com uma redução generalizada dos prêmios de risco, os contratos de Depósitos Interfinanceiros (DIs) caíram praticamente em bloco na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F), nos negócios de ontem.


05/02/2010 00h00

A pauta do dia esteve concentrada na divulgação da ata relativa à ultima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na qual a instituição reforçou a cautela com a inflação nos mercados doméstico e externo, e sinalizou com o início do ciclo de aperto monetário no primeiro semestre do ano.

Entre os destaques do texto, o BC afirmou que o "Copom entende que os principais riscos para a consolidação de um cenário inflacionário benigno derivam, no âmbito externo, de eventual elevação dos preços de commodities; e, no interno, dos efeitos, cumulativos e defasados, da distensão das condições financeiras e do impulso fiscal e creditício sobre a evolução da demanda doméstica, levando-se em conta a dinâmica do consumo e do investimento, em contexto de redução da margem de ociosidade na utilização dos fatores de produção. O balanço dessas influências sobre a trajetória prospectiva da inflação será fundamental na avaliação das diferentes possibilidades que se apresentam para a política monetária".

Embora algumas instituições tenham adiantado suas previsões para o início do aperto monetário, o texto do Copom não trouxe grandes surpresas em relação às atas anteriores.Na avaliação do departamento de análise do Santander, a principal mensagem resultante foi a de que a convicção quanto ao quadro inflacionário favorável deixou de existir.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!